28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

CORRENTE HUMANA - 08/04/2024, 22:02 - Pedro Moraes

Suor, sofrimento e esperança: moradores detalham estragos das chuvas

O bairro de Sussuarana, em Salvador, foi um dos mais atingidos pelas chuvas nesta terça-feira (8)

Uma das regiões foi a de Sussuarana, em Salvador, onde moradores perderam imóveis de alto valor
Uma das regiões foi a de Sussuarana, em Salvador, onde moradores perderam imóveis de alto valor |  Foto: Rafaela Araújo/Ag. A TARDE

O estado de alerta deixou moradores de diferentes bairros apreensivos nesta segunda-feira (8). Uma das regiões foi a de Sussuarana, em Salvador, onde moradores perderam imóveis de alto valor. O Portal MASSA! conversou com alguns habitantes da Rua 1ª Travessa da Paz.

Uma das mais longevas moradoras da localidade, onde reside há 12 anos, dona Ademildes Rosário viveu o mesmo pesadelo após dois anos. A forte chuva invadiu a casa dela, o que a fez perder por completo ao menos dois imóveis. Além disso, o guarda-roupa do quarto da senhora de 60 anos também a deixa com medo pela condição atual.

“Há dois anos atrás teve essa mesma situação, perdi meu guarda-roupa, perdi o guarda-roupa do meu neto, perdi a minha estante, eu comprei, agora perdi tudo de novo. Infelizmente a situação agora ficou pior, porque eu não estou com condições de comprar nada, e aí não sei o que eu vou fazer”, desabafou Ademildes, em entrevista à reportagem.

Dona Ademildes, a sobrinha Érica Jesus Santana e o marido Edmilson Santos uniram forças
Dona Ademildes, a sobrinha Érica Jesus Santana e o marido Edmilson Santos uniram forças | Foto: Rafaela Araújo/Ag. A TARDE

No desespero

Sandra Weydee, de 41 anos, também viu ao lado de seus filhos Verena, Valéria e Vicente irem ‘por água abaixo’. Com o sentimento de “desespero” e ”impotência”, a moça, que mora em Sussuarana há nove anos, perdeu até mesmo o berço do bebê de quatro meses.


Leia mais

Barril dobrado! Codesal registra 340 ocorrências em meio a temporal

Fortes chuvas prejudicam e suspendem Travessia Ribeira-Plataforma

Bruno Kings alerta população após 'cacau' castigar Salvador

“Estamos aqui precisando de ajuda, de doações, principalmente a geladeira, porque ficar com três crianças em casa sem geladeira é complicado. Estamos passando por essa situação, tem a parte psicológica também das crianças, é muito difícil tudo que estamos passando aqui, então poder ajudar com alguma coisa, materiais de construção a gente vai precisar, porque também o raio caiu em cima de um pé de árvore aqui que danificou a cobertura, tá molhando por cima”, detalhou.

Brinquedos, móveis e outros objetos foram perdidos por Sandra Weydee e as filhas
Brinquedos, móveis e outros objetos foram perdidos por Sandra Weydee e as filhas | Foto: Rafaela Araújo/Ag. A TARDE

Documentos e cachorros

A batalha contra o relógio fez com que Marcos Luís virasse um herói, inclusive para seus cachorros. Na manhã desta segunda, o rapaz, de 32 anos, só teve tempo de”pegar os documentos e dois cachorros” durante o desespero na chuva.

“A situação está bem complicada, pois perdi meus móveis, o alagamento está cada dia mais ultrapassando o nível de água destruindo tudo na casa. Já tive televisões queimadas por conta da frieza, a água chega acima do joelho. Tive um prejuízo de cerca de R$ 1.000”, explicou.

Apesar de conseguir livrar os cachorros, Marcos não teve tempo de sobra para proteger seus outros animais
Apesar de conseguir livrar os cachorros, Marcos não teve tempo de sobra para proteger seus outros animais | Foto: Rafaela Araújo/Ag. A TARDE

“Não sei o que fazer agora”

“A reação foi de choque”. É o que relata Silvia Maria Menezes, que reside no bairro da capital baiana há pouco mais de três anos. Entre os itens perdidos por ela está um guarda-roupa, uma cama, um sofá e roupas.

Chuva impossibilitou Silvia Maria Menezes de dormir na própria casa
Chuva impossibilitou Silvia Maria Menezes de dormir na própria casa | Foto: Rafaela Araújo/Ag. A TARDE

“A reação foi de choque, ver aquela água suja entrando, e a gente perdendo tudo sem poder fazer nada. Foi muito triste. Não tenho nem condições de dormir em casa, vim dormir na casa de meu filho, eu, meu marido e meu outro filho”, abriu o jogo ao Portal MASSA!.

Silvia perdeu móveis como sofá e guarda-roupa
Silvia perdeu móveis como sofá e guarda-roupa | Foto: Rafaela Araújo/Ag. A TARDE

Ajude o próximo

As vítimas da chuva pedem pela colaboração da população com doações. Por essa razão, elas disponibilizaram os números de contato: Silvia Maria Chagas Menezes (71) 98629-7333; Sandra Weydee (71) 98603-8221; Marcos Luís (71) 98842-0799; e Ademildes Rosário Carvalho de Jesus (71) 98501-8149.

Imagem ilustrativa da imagem Suor, sofrimento e esperança: moradores detalham estragos das chuvas
Foto: Rafaela Araújo/Ag. A TARDE

exclamção leia também