25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Pertinente - 03/08/2024, 06:00 - Silvânia Nascimento - Atualizado em 03/08/2024, 12:25

Subúrbio Ferroviário: Projeto SOBEJO discute violência de gênero e feminicídio

Iniciativa ocorre desde o ano de 2016

Projeto SOBEJO existe desde 2016
Projeto SOBEJO existe desde 2016 |  Foto: Scila Brito / Divulgação

Tinha tudo para ser mais uma tarde comum para alunos do Colégio Estadual Clériston Andrade, localizado no bairro de Itacaranha, região do Subúrbio Ferroviário de Salvador, mas o projeto SOBEJO - Arte e Empoderamento no Subúrbio" proporcionou a eles um momento diferenciado. Na sexya-feira (2), docentes, discentes e moradores da localidade desfrutaram de atividades gratuitas que tiveram como tema principal o combate à violência de gênero e feminicídio.

A adesão do público foi tão positiva que a sala reservada para as apresentações ficou pequena. Uma das atividades que mais prendeu a atenção das pessoas que estavam presentes foi a exibição da websérie "SOBEJO - Processo Indeferido", que ajuda a sociedade a identificar os ciclos da violência doméstica. A idealizadora, atriz e produtora da iniciativa, Eddy Veríssimo, conversou com o MASSA! e falou sobre a necessidade de levar esse debate para o ambiente educacional.

"Quando a gente pensa em convidar uma instituição para ir ao teatro, assistir a um espetáculo, ou a gente vai até a escola, a gente pensa nessa perspectiva de fazer um trabalho pedagógico. A gente compreendeu que era importante apresentar para as associações de bairro, ONGs, mas que a escola é, também, um ambiente muito necessário para gente estar e falar de um assunto direcionado à violência contra a mulher, já que ela está em toda parte social, em todo canto, no mundo inteiro. Porém, precisamos compreender, também, que o maior índice desse tipo de violência está direcionado às mulheres pretas e periféricas", disse.

Mulheres jogam duro no projeto
Mulheres jogam duro no projeto | Foto: clicksdabete

Existente desde 2016, o Projeto SOBEJO é sinônimo de cultura, conhecimentos, mas, também de resistência, já que, assim como outras iniciativas do segmento da arte, precisou buscar formas de sobreviver a pandemia, período em que os centros culturais ficaram fechados por muito tempo. Hoje, para Eddy Veríssimo, olhar para trás e perceber a trajetória é motivo de orgulho.

"Tem uma grande equipe por trás do Sobejo, principalmente, mulheres. A gente produziu esse trabalho [websérie] em plena pandemia, até porque, percebemos o quanto o índice de violência contra a mulher aumentou. Então, hoje, a gente se sente muito feliz por ter esses jovens aqui assistindo e entendendo a importância da gente ecoar as nossas vozes na luta contra todas as formas de violência contra a mulher, completou Eddy Verísso.

Interessados em assistir a websérie, podem conferir alguns recortes no YouTube, por meio do Canal do SOBEJO e na página do instagram.

exclamção leia também