Salvador passa por momentos complicados por conta da forte 'cacau' que tem caído nos últimos dias. O temporal tem causado diversas ocorrências e alertas registrados pela Codesal e, segundo Sosthenes Macêdo, as 14 sirenes existentes na cidade já foram acionadas nesta segunda-feira (8), após mais de 500 milímetros de chuva.
O Diretor geral da Defesa Civil de Salvador informou que, somente nestes primeiros oito dias de abril, o nível elevado de chuva já ultrapassou o previsto para o mês inteiro.
"Esse domingo para segunda-feira foram 24 horas com grande acumulado do pluviométrico, 175 milímetros. Já extrapolamos qualquer razão de chuva para esses primeiros dias de abril, ultrapassamos o que seria o esperado para todo mês, que já é um mês extremamente chuvoso, o mês de abril, e efetivamente os protocolos do nosso Pano Preventivo e Defesa Civil passam a funcionar", largou ele para Rede Bahia.
Além disso, o dirigente chamou atenção para os milímetros do aguaceiro que está caindo na capital baiana, e disse que, entre ontem e hoje, todas as sirenes foram ligadas para alertar a população dos acontecidos provenientes da chuva.
"Ontem acionamos duas sirenes, hoje pela manhã mais seis, e agora completamos as 14 áreas que contam com o sistema de alerta e alarme em Salvador. Então você observa que são acumulados extremamente significativos, em 72 horas 234 milímetros. Perceba que para acionarmos precisamos de 150, extrapolamos aqui para 234 milímetros", disse.
Leia mais:
Árvore 'gg' despenca e deixa avenida de Salvador sem energia
Chuva destruidora: quase 70 ocorrências são registradas na Liberdade
Tristeza! Com acionamento de sirenes moradores deixam suas casas
Por fim, Sosthenes avisou que, assim como na madrugada e manhã desta segunda-feira, os dias seguintes vão seguir com o mesmo clima chuvoso, emitindo um alerta para a população.
"Já tivemos uma pancada de chuva mais violenta ainda nessa manhã. Amanhã a tendência é de continuidade de chuvas. E mesmo quando a gente observar a melhoria do tempo, não vacile, o solo está encharcado. Uma falsa sensação de segurança pode ser a problemática para decidir entre a vida e a morte. Então, estejamos atentos. Disque 199", comunicou.