26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Fé! - 14/12/2024, 06:45 - Silvânia Nascimento

Sob sol forte e calor, devotos celebram Santa Luzia em Salvador

Tradicional data 13 de dezembro mobiliza parte da capital baiana

Dia de Santa Luzia reuniu diversos fiéis
Dia de Santa Luzia reuniu diversos fiéis |  Foto: Olga Leiria/Ag. A TARDE

Diante de uma temperatura de 27 graus, com sensação térmica de 32, centenas de fiéis aguardavam na fila da Igreja do Pilar e Santa Luzia, no bairro do Comércio, em Salvador, para pegar e lavar os olhos com a conhecida água milagrosa.

Nesta sexta-feira (13), data em que foi comemorado o dia da protetora da visão e padroeira dos oftalmologistas, devotos marcaram presença no santuário e, diante de tantas dificuldades como o sol, o calor, a fila quilométrica, a mobilidade e tantas outras, mostraram que a fé tudo suporta.

Maurício Lobo aguardou na fila durante quatro horas para pegar da água dos milagres e levar para a família no interior da Bahia. "Minha mãe descobriu um glaucoma, mas não vai fazer cirurgia porque ela tem fé de que vai ser curada pela água de Santa Luzia. Minha avó era devota dessa santa. Essa devoção passou para a minha mãe e para mim também".

Imagem ilustrativa da imagem Sob sol forte e calor, devotos celebram Santa Luzia em Salvador
Foto: Olga Leiria/Ag. A TARDE

A tradicional data 13 de dezembro mobiliza parte da capital baiana, como o trânsito que passa por mudanças, os locais de acessos à igreja ganham reforço no policiamento e muito mais. Tudo isso para que as celebrações dedicadas à Santa Luzia ocorram dentro das normalidades.

Os fiéis, em sua maioria devotos, têm essa data como o momento para fazer pedidos, suplicar por curas e livramentos, reforçar os agradecimentos e pagar promessas, como foi o caso Helena Lucia, 66 anos.

Ela passou por uma cirurgia de catarata em 2023 e, ontem, foi à Igreja de Santa Luzia, no Comércio, honrar com uma promessa feita à santa.

Imagem ilustrativa da imagem Sob sol forte e calor, devotos celebram Santa Luzia em Salvador
Foto: Olga Leiria/Ag. A TARDE

"Eu disse a ela que se tudo ocorresse bem na minha cirurgia eu viria todos os anos, nesta data, para pegar água e lavar os meus olhos como se ela fosse colírio. Antes da cirurgia eu não era devota dela, mas agora sou. Tenho certeza que ela intercedeu por mim durante o operatório", declarou.

Em homenagem à santa protetora da visão, foram celebradas cinco missas na Igreja Pilar, além de procissão pelas principais ruas do bairro do Comércio.

Imagem ilustrativa da imagem Sob sol forte e calor, devotos celebram Santa Luzia em Salvador
Foto: Olga Leiria/Ag. A TARDE

Mais relato de fé

Marília Cuvello é mais uma pessoa que iniciou a devoção após a descoberta de uma anormalidade na região dos olhos. Foi a partir de um problema na córnea (tecido fino, delicado e transparente que permite ou não enxergar com nitidez), que relação dela com santa começou.

”Em 2019, quando fui fazer uma cirurgia, descobri que tenho um problema grave na córnea. E aí, uma amiga me deu uns olhinhos de Santa Luzia que sempre andam comigo. De lá para cá fiquei com essa vontade de sempre vir agradecer porque o problema não está evoluindo. Está estacionado. Eu fico muito emocionada porque é só gratidão mesmo. Eu só agradeço", disse.

exclamção leia também