29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Todos contra a dengue - 08/03/2024, 21:55 - Vitor Lyrio- Atualizado em 08/03/2024, 22:29

SMS realiza Dia D para intensificar ação contra mosquito Aedes aegypti

A ação contará com diversas atividades voltadas ao controle vetorial em todos os distritos sanitários da cidade

A ação contará com diversas atividades voltadas ao controle vetorial em todos os distritos sanitários da cidade
A ação contará com diversas atividades voltadas ao controle vetorial em todos os distritos sanitários da cidade |  Foto: Divulgação/SMS

A Secretaria Municipal da Saúde de Salvador promoverá o Dia D da Mobilização Salvador contra a Dengue, neste sábado, dia (9). Para isso, uma megaoperação está sendo montada com o objetivo de intensificar as atividades de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. A ação contará com diversas atividades voltadas ao controle vetorial em todos os distritos sanitários da cidade.

Três mutirões de limpeza vão estar acontecendo de forma simultânea nas regiões do Subúrbio Ferroviário, Itapuã e Cajazeiras, em parceria com a LIMPURB. Os moradores vão poder se desfazer de objetos e móveis velhos que servem como reservatórios de água, onde o mosquito pode depositar seus ovos.

Agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) vão estar nas ruas, unidades de saúde, escolas, igrejas e outros espaços para realizar bloqueios, vistoriar depósitos elevados, aplicar inseticidas e utilizar o carro fumacê em pontos estratégicos, como Áreas públicas, praças, parques e jardins.

Dados recentes apontam que o índice de infestação pelo Aedes aegypti em Salvador está em alerta, com o LIRAa de janeiro deste ano registrando 1,8, embora haja uma melhora em relação ao mesmo período do ano passado. Regiões como Subúrbio Ferroviário, Cajazeiras e Centro Histórico, são algumas das que mais vem sofrendo com a dengue.

Em relação aos casos de dengue, Salvador contabilizou 523 casos confirmados até 7 deste mês, o que significa uma redução de 24,7% em comparação com o mesmo período do ano anterior. A vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, ressalta a importância da união de todos nas ações de enfrentamento às arboviroses na cidade.

Além das ações de combate, a SMS disponibilizará pontos de vacinação contra a dengue neste fim de semana para adolescentes entre 10 a 14 anos. A vacinação contra a dengue passa a ser administrada apenas nos postos de saúde tradicionais, conforme nota técnica do Ministério da Saúde.

A mobilização também inclui a vacinação contra a gripe para o grupo prioritário em locais com grande circulação de pessoas. Desde o início da campanha de vacinação, mais de 24 mil doses já foram aplicadas.

A programação completa pode ser consultada no site saude.salvador.ba.gov.br e no Instagram @smssalvador.

exclamção leia também