
O Slam das Minas BA, movimento cultural e artístico voltado para mulheres cis, trans e pessoas não binárias, promove a partir desta sexta-feira (18), oficinas de escrita, performance e slam em escolas públicas de Salvador. O objetivo é difundir e aprimorar o Poetry Slam entre as mulheres periféricas da capital baiana.
Ludmila Singa, uma das idealizadoras do Slam das Minas na Bahia, que destaca a importância das oficinas no ano em que o projeto celebra oito anos de existência. “Essas oficinas são sementes que a gente planta em cada território. É sobre levar poesia para dentro das escolas, fortalecer as vozes das meninas e mostrar que elas podem sim ser protagonistas. Celebrar oito anos do Slam das Minas fazendo isso é reafirmar nosso compromisso com a quebrada e com a palavra", declarou.
Leia Também:
A primeira oficina, que tem como tema Escrita Criativa, acontece nesta sexta-feira (18), às 8h30, no Instituto Central Isaías Alves (ICEIA Barbalho), com a presença de Ludmila Singa e Bell Puã. Já a oficina de Performance acontece no dia 22 de agosto, no Colégio Estadual Assis Chateaubriand, em São Caetano, e será realizada por Negafyah e Sabrina Martina.
Em setembro é a vez das facilitadoras Má Reputação e Natielly Castro entrarem em cena com a oficina de Slam de Poesia, no Colégio Estadual Marquês de Maricá, no Pau Miúdo. Cada ação terá em média duas horas de duração e é destinada exclusivamente para os estudantes dessas instituições.

A slammer de Pernambuco, Bell Puã, que também brotará na ação, falou sobre a importância das oficinas em bairros periféricos. “Chegar nas escolas das periferias com oficinas de poesia é como abrir uma janela no peito de cada estudante. A palavra tem poder de cura, de denúncia, de sonho — e quando a juventude entende isso, ela começa a transformar o mundo ao redor”, afirmou.
Slam das Minas Bahia
Criado em 2017, o Slam das Minas Bahia é organizado por Negafyah, Ludmila Singa, Má Reputação e Sofia Senne, com o objetivo de promover o protagonismo, acolhimento e potencialização de mulheres através do Poetry Slam, o movimento literário que surgiu nos Estados Unidos na década de 1980 e hoje está presente em mais de 80 países.