30º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Chamas na história - 21/02/2025, 10:23 - Da Redação, Bernardo Rego e Téo Mazzoni/Portal A Tarde

Sinal de alerta! Casarão incendiado estava na lista de risco da Defesa Civil

Codesal vai avaliar fachada e riscos para casas próximas ao incêndio

Fogo teve início por volta das 19h20
Fogo teve início por volta das 19h20 |  Foto: Raphael Muller / Ag. A Tarde

Um casarão na Rua dos Perdões pegou fogo, no bairro Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador, na noite desta quinta-feira (20). As chamas mobilizaram equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, que atuaram para conter o incêndio.

Leia Também:

Já sabiam?

O casarão atingido estava na lista de imóveis recentemente vistoriados pela Defesa Civil. No entanto, a inspeção ocorreu apenas na fachada, pois os técnicos não tiveram autorização para entrar no imóvel.

"As vistorias são muito importantes, então quando os nossos profissionais estiverem realizando esse processo, os moradores precisam abrir espaço para que ela seja realizada da melhor forma possível, para garantir a sua vida, e a dos demais moradores desta edificação", disse Shostenes Macedo, diretor da Defesa Civil de Salvador (Codesal).

"Temos aqui edificações seculares, suscetíveis ao desabamento e a incêndios. Precisamos fazer esse apelo para que os proprietários façam valer a lei de manutenção predial, garantindo a segurança não só dos moradores, mas também de quem circula na região", alertou Macedo.

Após a conclusão do combate ao incêndio, as equipes da Codesal farão novas vistorias para avaliar a estabilidade do casarão e verificar a necessidade de interdições adicionais.

Shostenes Macedo, diretor da Defesa Civil de Salvador (Codesal)
Shostenes Macedo, diretor da Defesa Civil de Salvador (Codesal) | Foto: Bernardo Rêgo / Ag. A TARDE

E agora?

Apesar da intensidade do incêndio, não houve registro de feridos. Como medida preventiva, famílias que vivem ao redor do imóvel foram evacuadas.

Agora, as atenções se voltam para a estabilidade do edifício e o impacto sobre construções próximas. Ainda segundo Shostenes, é cedo para determinar se há risco de desabamento.

Bombeiros e Militares no local
Bombeiros e Militares no local | Foto: Raphael Muller / Ag. A Tarde

exclamção leia também