24º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Em Salvador - 29/08/2024, 05:55 - Vitória Sacramento

Shopping realiza ações de combate à violência contra a mulher

Em 2022, quase 30% das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência ou agressão

Evento é realizado no Shopping Center Lapa
Evento é realizado no Shopping Center Lapa |  Foto: Olga Leiria / Ag. A TARDE

O Shopping Center Lapa, em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres de Salvador (SPMJ), está promovendo uma série de atividades gratuitas como parte das ações do Agosto Lilás, campanha dedicada à conscientização e combate à violência doméstica. A programação, que se estende até o dia 31 de agosto, inclui rodas de conversa, oficinas de defesa pessoal, serviços de saúde e atrações culturais, todas realizadas na Praça de Eventos, no Piso L1.

"A violência contra a mulher é uma realidade alarmante no Brasil. O país ocupa a quinta posição no ranking mundial de feminicídios, e, a cada 1h30, uma mulher é assassinada aqui. Por isso, é fundamental falar sobre o assunto, divulgar informações e conscientizar a sociedade sobre a gravidade da situação", ressaltou Janildes Lima, técnica da SPMJ.

Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública revelam que, em 2022, quase 30% das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência ou agressão. Além disso, o Atlas da Violência, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), aponta que, entre 2011 e 2021, mais de 49 mil mulheres foram assassinadas no Brasil.

O evento no Shopping Center Lapa oferece ao público uma Feira das Empreendedoras Artesãs, distribuição de materiais informativos sobre políticas públicas para mulheres, além de diversos serviços de saúde, como auriculoterapia, atividades educativas sobre saúde bucal, yoga do riso e testes rápidos para HIV, Hepatite B e C e Sífilis, além de aferição de pressão arterial e glicemia. Para participar das atividades, é necessário se inscrever gratuitamente por meio do link: (https://forms.gle/LoHptMS7SU4FPigy5).

Gilçara Fernandes, uma das participantes do evento, destacou a importância de iniciativas como essa. "Deveríamos ter mais projetos voltados para essa temática em locais públicos. Muitas vezes, uma mulher que está sofrendo violência não tem acesso a essas informações. Participar deste tipo de evento pode ser uma forma de ajudar a mudar essa realidade".

Confira a programação completa:

Data: 29/08

9h às 12h

Orientação sobre atividades físicas e realização de Alongamento em grupo;

Aferição de Pressão Arterial e Glicemia;

Planejamento Reprodutivo com equipe do CEPARH com encaminhamento para inserção de DIU e cirurgia de laqueadura de forma gratuita.

13h às 17h

Serviço: CAMSID – CRAM em Movimento

Informações e encaminhamentos para atendimento às mulheres aos serviços

Roda de Conversa: A importância da medida protetiva para as mulheres - Dra. Isabel Alice

A importância do NEF para o rompimento da violência contra as mulheres – Dra. Iracema

Dia todo: Feira das Empreendedoras artesãs

Data: 30/08

09h às 12h

· Auriculoterapia

Atividade Educativa sobre Saúde Bucal;

Teste rápido para HIV, Sífilis, Hepatites B e C;

Aferição da Pressão Arterial e Glicemia;

Orientação de Planejamento Reprodutivo com equipe do CEPARH com encaminhamento para inserção de DIU e cirurgia de laqueadura de forma gratuita.

13h às 17h

Biodança com a Prof.ª Marisa Santiago

Dia todo: Feira das Empreendedoras artesãs

Data: 31/08

Música

9h às 19h- informações sobre a Rede de Atenção, de Atendimento e Acolhimento às Mulheres em situação de violência doméstica em Salvador.

Dia todo: Feira das Empreendedoras artesãs

exclamção leia também