O Shopping Itaigara está sediando a 8ª edição do “Flicafé, Movimento Literário”, uma iniciativa que visa incentivar a leitura e democratizar o acesso aos livros. O evento começou nesta sexta (19) e termina hoje (20).
A programação inclui lançamento de livros, apresentações culturais e saraus. Na abertura, ocorrida na sexta, as escritoras Cristiane Prado, Marcela Rosa e Duda Castro puderam apresentar suas produções para o público presente.
Cristiane é professora e começou a escrever na pandemia. Autora de “Ana e o Pé de Estrela” e “Clara e o Pé de Chulé”, ela comentou a oportunidade de ter um espaço para mostrar o que produz. “Eu vim encantar as crianças com minhas histórias, estou muito grata por essa oportunidade e poder dividir isso com tanta gente bacana, com as meninas aqui que me inspiram também”, disse.
As meninas às quais Cristiane se refere são Marcela Rosa e Duda Castro, de 14 e 10 anos respectivamente. Duas autoras mirins que também puderam apresentar o que escreveram para quem passou pela mesa do Flicafé nesta sexta.
“Eu amo participar de eventos literários, o Flicafé reúne autores independentes, é uma literatura viva mesmo. Nós estamos no mês do livro e é muito importante ter incentivo, principalmente para crianças”, disse Marcela. “Eu gosto de estar nesses eventos, me distraio, me divirto. Gosto muito de ver as pessoas perguntando sobre o meu livro e acho super necessário o incentivo à leitura”, completou Duda.
Pré-bienal do Livro
Katiana Rigaud, escritora e organizadora do Flicafé, está feliz com os resultados da iniciativa. Ela estará na Bienal do Livro Bahia 2024, que acontece na próxima semana, com o estande próprio da Raiz Livraria, que é onde tudo começou.
“Deu tão certo que estaremos na bienal com estande próprio na ala das editoras com a Raiz Livraria”, contou. O Flicafé é uma realização da Raiz Livraria em parceria com o Café BangBang e com a loja colaborativa Café, Fofoca e Arte. Jaqueline Adans, uma das sócias da loja, destaca a importância que o movimento tem. “Nós estamos rodeados de escolas aqui no bairro e isso deixa os pais encantados”, disse.