
Salvador amanheceu embaixo d’água nesta sexta-feira (2). Uma frente fria avançou sobre a capital baiana durante a madrugada, provocando chuva intensa e deixando a cidade em alerta laranja, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A previsão é de até 100 milímetros de precipitação em apenas 24 horas, volume considerado alto e suficiente para causar alagamentos, risco de queda de galhos, descargas elétricas e cortes de energia.
Leia Também:
Ao longo da manhã, diversos pontos da cidade já registravam alagamentos, a exemplo da Avenida Garibaldi, da região do Lucaia e do Rio Vermelho.
Conforme informações da TV Bahia, de acordo com os dados do monitoramento climático feitos pela Defesa Civil (Codesal), os volumes acumulados durante a madrugada chamam atenção: Nova Constituinte registrou 85mm, Piatã marcou 82,8 e Canabrava chegou aos 80mm.
Em apenas uma hora, foram registrados 42,2mm no Barro Duro, 38,4mm na Praia do Flamengo e 26,4mm no Cassange, locais que mais choveram no início da manhã. Esses números indicam que a chuva passou rapidamente de moderada para forte em diversas regiões, aumentando os riscos de alagamento e transtornos no trânsito.
Com a previsão de continuidade da chuva, a Defesa Civil mantém também mantém alerta amarelo em boa parte da cidade, especialmente em áreas como Águas Claras, São Cristóvão, Nova Brasília, Castelo Branco, Cajazeiras, Itapuã e Marechal Rondon.
Até o momento, o boletim da Codesal registra duas ocorrências: uma ameaça de deslizamento em Pau da Lima e uma árvore em risco de queda na região entre Barra e Pituba.
Recomendações de segurança
Em caso de rajadas de vento, a recomendação é não se abrigar debaixo de árvores nem estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda.
Também é indicado desligar aparelhos elétricos e, se possível, o quadro geral de energia da residência. Para emergências, a população pode acionar a Defesa Civil pelo número 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.