24º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Oportunidade - 03/01/2025, 06:00 - Vitória Sacramento

SESI Bahia abre mais de 10 mil vagas gratuitas para Educação de Jovens e Adultos

Interessados podem se inscrever pelo site oficial do SESI Bahia ou diretamente nas unidades do SESI em todo o estado

Vagas incluem 9.090 para EJA regular e 1.120 para EJA Profissionalizante
Vagas incluem 9.090 para EJA regular e 1.120 para EJA Profissionalizante |  Foto: Wilson Sabadin/Sistema FIEB

Para quem planeja investir na escolaridade e na formação profissional em 2025, o Serviço Social da Indústria (SESI Bahia) oferece 10.210 vagas gratuitas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). As oportunidades estão disponíveis em Salvador, Camaçari, Feira de Santana, Juazeiro, Luís Eduardo Magalhães, Vitória da Conquista, Jequié, Ilhéus e Teixeira de Freitas.

As vagas incluem 9.090 para EJA regular e 1.120 para EJA Profissionalizante, esta última realizada em parceria com o SENAI. A iniciativa é voltada para jovens e adultos com mais de 18 anos que desejam concluir o ensino fundamental (6º ao 9º ano) ou o ensino médio (1ª a 3ª série). No caso da EJA Profissionalizante, o aluno também obtém qualificação profissional em áreas como almoxarifado, confeitaria, eletricidade, manutenção de tablets e smartphones, entre outras.

Os interessados podem se inscrever pelo site oficial do SESI Bahia ou diretamente nas unidades do SESI em todo o estado. Para efetivar a inscrição, é necessário apresentar foto 3x4, RG, CPF, comprovante de residência atualizado, histórico escolar ou atestado de escolaridade. Alunos de escolas particulares devem incluir uma declaração de baixa renda.

De acordo com Luciane Santos de Abreu, gerente de Educação do SESI Bahia, a iniciativa tem impacto direto na vida dos participantes: “Ao elevar a escolaridade, proporcionamos não apenas crescimento pessoal, mas também melhores oportunidades no mercado de trabalho, seja para reinserção ou para uma nova qualificação profissional.”

A EJA SESI adota a Metodologia de Reconhecimento de Saberes (MRS), que valoriza as experiências prévias dos alunos, permitindo a redução do tempo de conclusão dos cursos. Com 80% das aulas a distância e 20% presenciais, os encontros ocorrem duas vezes por semana.

Os estudantes também contam com material didático exclusivo, suporte pedagógico individualizado e acesso a uma plataforma virtual de aprendizagem. Além disso, os alunos da EJA Profissionalizante nas cidades de Salvador, Ilhéus, Camaçari e Luís Eduardo Magalhães recebem auxílio transporte de R$ 150 por mês.

Luciane destacou ainda o impacto positivo do programa em regiões vulneráveis: "Estamos falando de oferecer a milhares de baianos a chance de quebrar o ciclo de exclusão educacional e social. Seja pela reinserção no mercado ou pela qualificação para novas funções, nossos alunos têm a oportunidade de sonhar mais alto e conquistar uma posição melhor na sociedade."

Confira a distribuição das vagas

Salvador: 3.600 vagas; Camaçari: 600 vagas; Feira de Santana: 800 vagas; Juazeiro: 1.105 vagas; Luís Eduardo Magalhães: 1.105 vagas; Vitória da Conquista: 780 vagas; Jequié: 70 vagas; Ilhéus: 900 vagas; Teixeira de Freitas: 800 vagas

Para informações detalhadas sobre os cursos em Salvador e as unidades participantes, acesse o site ou entre em contato através do WhatsApp 71 32348230 e 71 32348213.

exclamção leia também