Vinte e sete pessoas testaram positivo para HIV durante o Carnaval, informou, nesta quarta-feira (14), a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). De acordo com a pasta, os pacientes passram pelo teste nos nos postos instalados nos bairros na Ondina e Barra, Salvador, e na cidade de Porto Seguro, no Extremo Sul.
Além disso, nos três postos ocorreram, ainda, 196 positivações para sífilis, três para hepatite B e sete para hepatite C. “Isso mostra a necessidade de uma atuação efetiva, o fortalecimento da testagem rápida nos postos de saúde e nas UBS, para que a gente intensifique o trabalho de prevenção”, disse a secretária estadual da Saúde, Roberta Santana.
Quem testou positivo passou por uma orientação e já saiu do estande com consulta marcada. Já os pacientes que tiveram resultado positivo para sífilis, tinham a possibilidade, caso desejado, de já iniciar o tratamento no próprio estande, com a aplicação da penicilina benzatina (Benzetacil). Nos seis dias de Carnaval, 60 pessoas optaram por receber o medicamento.
Para a coordenadora de Doenças e Agravos Transmissíveis da Sesab, Eleuzina Falcão, o balanço da ação é satisfatório. “Tivemos menos resultados positivos de HIV, sífilis e hepatite B, com hepatite C tendo os mesmos sete positivos que no ano passado”, revelou. Em 2023, foram 12.064 testes, com 29 positivos pra HIV, 212 para sífilis e cinco para hepatite B.
Além de realizarem os testes de IST, as equipes da Sesab, em parceria com a Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), distribuíram 844.831 preservativos no período, em ações nos circuitos, pontos turísticos e nos estandes.