25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Telinha - 27/01/2026, 07:00 - Vitória Sacramento*

Série baiana mostra Salvador longe dos cartões-postais

Trama acompanha uma família soteropolitana em um passeio pelas praias e ilhas da região suburbana

Atores da série
Atores da série |  Foto: Inagê Kaluanã/Divulgação

Salvador que não aparece nos roteiros turísticos, mas vive no dia a dia de quem mora na cidade, ganha protagonismo na nova série “Salvador Pelo Avesso – De Férias no Subúrbio”, criada, roteirizada e dirigida pelo cineasta baiano Alan Miranda. A produção estreia no dia 31 de janeiro, no Instagram @salvadorpeloavesso, com 12 episódios semanais gravados em formato vertical, pensados especialmente para o consumo no celular.

A trama acompanha uma família soteropolitana em um passeio pelas praias e ilhas da região suburbana da capital, como São Tomé de Paripe, Ilha de Maré, Boa Viagem e Ribeira. O que começa como uma simples viagem de férias se transforma em uma travessia marcada por conflitos familiares, memórias afetivas, tensões geracionais e reflexões sobre pertencimento, identidade e ancestralidade.

Inspirada em vivências reais do diretor, a série repete a fórmula de sucesso de “Os Deraldos”, produção criada por Alan e exibida pela Netflix em 2022. Em cena, os atores interpretam seus próprios papéis na vida real: Alan Miranda vive o pai da família, ao lado dos filhos Eloá Santiago e Artur Santiago. A mãe, Neide, é interpretada pela atriz Jane Santa Cruz.

Além do núcleo principal, a produção conta com participações de nomes conhecidos do audiovisual baiano, como Tânia Toko, Raimundo Moura, Leno Sacramento, Felipe Mago, Cris Magalhães, Suelen Maria, entre outros artistas.

Um dos eixos centrais da narrativa é o luto vivido pelo personagem de Alan, que atravessa a história como memória silenciosa da mãe já falecida. “É uma obra que fala da relação com a pessoa mais importante da minha vida. Falar da minha mãe e do que ela representou na minha formação é algo muito precioso”, destaca o diretor.

A série também dá espaço às inquietações dos filhos adolescentes, abordando temas como gênero, sexualidade, autonomia e expectativas sociais, além das tensões naturais entre pais e filhos. A personagem Neide assume papel fundamental nesse processo, trazendo à tona conflitos, questionamentos e afetos que atravessam a família.

Imagem ilustrativa da imagem Série baiana mostra Salvador longe dos cartões-postais
Foto: Murilo Alban/Divulgação

Gravada inteiramente em formato vertical, a produção acompanha uma tendência crescente no audiovisual voltado para redes sociais. Para Alan Miranda, a escolha do formato amplia o acesso e aproxima o público das histórias contadas. “É um produto ficcional feito especificamente para quem consome conteúdo no celular, com qualidade e identificação”, explica.

Com humor, emoção e uma linguagem naturalista, “Salvador Pelo Avesso – De Férias no Subúrbio” constrói um retrato sensível da classe trabalhadora urbana, revelando uma Salvador pouco explorada no audiovisual brasileiro, mais íntima, diversa e real.

A série foi contemplada pelo Edital Gregórios – Ano IV, com recursos da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura.

A pré-estreia gratuita acontece no dia 28 de janeiro, às 19h, em uma exibição pública no SESI Casabranca, em parceria com o Cine Club CBX, com ingressos disponíveis de forma gratuita no Sympla.

*Sob supervisão do editor Anderson Orrico

exclamção leia também