A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) promoveu, nessa quarta-feira (27), um curso de capacitação para os ambulantes cadastrados para trabalhar com isopor no Festival Virada Salvador, que começa hoje (28). A capacitação, que era obrigatória, aconteceu no Ginásio de esportes da Estação Cidadania, em Itapuã, e foi dividida em dois turnos.
A proposta era preparar os trabalhadores sobre como atuar na festa, abordando temas como atendimento ao cliente, materiais permitidos e combate ao trabalho infantil. O secretário Alexandre Tinoco, titular da Semop, explicou a relevância desse momento de capacitação para que o trabalho ocorra de forma tranquila e digna.
“É um cuidado que foi todo repensado para esse verão. Um processo que começou de forma diferente, sem filas, sem confusão”, disse. “É importante esse acolhimento, cria uma identificação, facilita a comunicação entre nós”, concluiu.
A vendedora Jucileide da Silva está bem satisfeita com todo o processo. “Foi muito tranquilo o credenciamento, sem dificuldades”, disse. “Esse curso é importante para a gente conseguir vender bem, atender bem o cliente. Estou com boas expectativas para essa Virada”, garantiu.
Jucileide vai contar com a ajuda do amigo Iuri, que a acompanha nas festas. Para ele, é também diversão. “O importante é vender bem, tirar o nosso lucro e chegar em casa com segurança. Mas o vendedor também curte, já que está lá do começo ao final”.
Estratégia funcionou
Diferente do que era costume ser registrado nos anos anteriores, a maioria dos trabalhadores eram só elogios ao processo de cadastramento que a Prefeitura de Salvador adotou esse ano para as festas populares de 2024.
Com o credenciamento inteiramente online, o processo foi mais simples e digno. Por isso, o secretário faz uma avaliação positiva da nova estratégia. “Tivemos 30 dias para credenciamento, abrimos prazo para recurso, julgamos os pedidos de quem se sentiu prejudicado, e divulgamos a lista final. Tudo isso sem confusões e sem aglomerações na porta da secretaria”, destacou Tinoco. “Hoje [ontem] recebemos todos aqui de maneira organizada, com lugar para sentar, porque estamos buscando oferecer todo tipo de conforto para o ambulante desenvolver esse trabalho, ele é o apoio necessário para que essas festas populares ocorram com sucesso”.