A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) está realizando uma operação durante a 21ª Parada do Orgulho LGBT+ de Salvador, que acontece neste domingo (8) na Barra. Ao contrário do que se poderia esperar, a intervenção da Semop não visa apreensão de materiais dos ambulantes, mas sim a organização do espaço e a redução da poluição visual causada pelos isopores.
Leia também:
Salvador recebe 21º Orgulho LGBT+ Bahia, na Barra; veja programação
Segundo o coordenador da operação, que preferiu não se identificar, a equipe está focada na remoção dos "pranchões" usados pelos ambulantes para apoiar seus isopores. A recomendação da secretaria é que os isopores sejam colocados diretamente no chão, a fim de manter a organização do evento. “Eles podem trabalhar tranquilos, a gente só está retirando as pranchas e colocando o material no chão. Se deixarmos os carros com o isopor em cima, eles vão seguir o trio e isso causa poluição visual", explicou o coordenador.
Além de contribuir para a estética do evento, a medida visa aumentar a segurança dos participantes. "É uma questão de segurança também, para evitar que as pessoas esbarrem nas pranchas durante a festa", afirmou. A ação tem sido conduzida de forma a garantir que os ambulantes possam continuar suas atividades sem prejudicar o ambiente e a experiência dos que participam da Parada.