O Seminário Interterritorial Políticas, Infâncias e Avaliação: Indicadores de Qualidade com Equidade para a Educação Infantil aconteceu na última segunda-feira (25), no Teatro Cidade do Saber (TCS), em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. Promovido pela Prefeitura da cidade, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), o evento foi voltado para profissionais que atuam em unidades escolares de educação infantil.
Leia Mais:
Urgente! Codesal muda nível de operação para 'Atenção' em meio a torós
Médium Divaldo Franco recebe alta médica após internação
Motociclista fica ferido em acidente grave na Avenida Barros Reis
Entre as programações, o evento contou com a palestra “Diretrizes Operacionais Nacionais de Qualidade e Equidade para a Educação Infantil”, ministrada pela pedagoga e especialista em Educação com ênfase nas Infâncias, Regina Shudo.
Ao recepcionar os profissionais, a secretária de Educação de Camaçari, Neurilene Martins, apresentou a proposta do seminário. “Trata-se de um espaço de diálogo, entre os profissionais da rede pública municipal de Camaçari e de redes do território da região metropolitana, para conceber e fortalecer políticas públicas de educação para as infâncias, sob a luz dos indicadores de qualidade e equidade da Educação Infantil”, descreveu.
Durante a explanação, que abordou aspectos da infância na perspectiva das aprendizagens e do desenvolvimento na relação com as vivências na escola, a pedagoga Regina Shudo tratou de diversas práticas que podem potencializar ou restringir os benefícios das experiências das crianças, ressaltando o valor das brincadeiras, das canções e da literatura, bem como os perigos da alta exposição às telas.
“Poucos podem ver as coisas como uma criança pode. E precisamos refletir sobre as vivências e experiências que essas crianças estão tendo”, afirmou.
Para a professora do berçário na Creche Municipal Professora Eunice Pereira dos Santos, Aline Purificação, o seminário oportunizou o acesso a informações e reflexões relevantes que irão contribuir com as dinâmicas pedagógicas em sala de aula.
“É importante essa troca de saberes e experiências, inclusive com outros municípios, para juntos aprendermos mais sobre a melhor forma de conduzir as nossas práticas com as crianças”, disse.
A coordenadora da Educação Infantil no município de Simões Filho, Marildes Sales, ainda destacou que “foi uma ideia muito assertiva da Secretaria de Educação de Camaçari promover discussão sobre essa temática e compartilhar conosco esse momento tão rico. A educação infantil é a base, as crianças são o futuro, são sementes que precisam ser cuidadas e regadas com conhecimento e carinho, pois a educação transforma vidas”.