A Semana Santa na Bahia é um período de grande fervor religioso, com diversas manifestações de fé que atraem milhares de fiéis e turistas para o estado. Salvador, Serrinha, Monte Santo, Bom Jesus da Lapa e Esplanada são alguns dos municípios que se preparam para receber um grande número de visitantes durante o feriado.
A Arquidiocese de Salvador realiza celebrações que têm como ponto de partida a Catedral Basílica, no Centro Histórico. A programação religiosa é complementada por atividades culturais no projeto “Semana Maior, a Semana Santa do Salvador”. A Paróquia do Santo Antônio Além do Carmo também oferece uma programação especial, com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA).
Salvador está entre os três destinos mais procurados para o feriado, segundo a plataforma Decolar.com. A média de ocupação hoteleira na cidade é de 70%, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Bahia (Abih-BA). O segmento gastronômico também registra bom movimento, com alta procura por restaurantes e serviços de delivery.
Em Serrinha, a Procissão do Fogaréu, Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia, reuniu mais de 20 mil pessoas na quinta-feira (28). Monte Santo se destaca pela penitência da Sexta-feira Santa, com cerca de 10 mil pessoas subindo a Serra do Araçá até o Santuário de Santa Cruz. Bom Jesus da Lapa espera cerca de 15 mil visitantes para a Via Sacra, que inclui a subida à gruta do Bom Jesus, com 90 metros de altura.
Em Esplanada, a encenação da Paixão de Cristo, considerada a maior do Litoral Norte e Agreste Baiano, acontece na Sexta-feira Santa com o apoio da Setur-BA. O espetáculo é realizado há 27 anos e atrai visitantes de municípios vizinhos.