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Atentos! - 15/03/2024, 06:30 - Silvania Nascimento - Atualizado em 16/03/2024, 07:00

Semana Santa: calor dá trabalho à galera do peixe, alerta Codecon

Fiscalização do órgão detectou que a alta temperatura tem feito os vendedores de frutos do mar dobrarem a quantidade de gelo

A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) bateu ponto no bairro de Itapuã, em Salvador
A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) bateu ponto no bairro de Itapuã, em Salvador |  Foto: Shirley Stolze / Ag A TARDE

Ainda faltam 14 dias para a Sexta-Feira Santa - que este ano será no dia 29 deste mês -, mas os preparativos para a data comemorativa já estão a todo vapor. E, dentre os principais, estão as fiscalizações em estabelecimentos que comercializam itens para o preparo dos pratos típicos do período da Páscoa.

Com fiscalização iniciada na última quarta-feira (13), a Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) bateu ponto, na sexta-feira (15), no bairro de Itapuã, em Salvador, pra inspeções, principalmente em espaços que vendem frutos do mar, onde foi detectado que o excesso de calor tem prejudicado a conservação desses alimentos.

"As principais irregularidades que notamos estão relacionadas à conservação da temperatura. O calor tem feito com que o gelo dissolva muita rápido e, por causa disso, a reposição precisa ser imediata. Mas quando chegamos nos locais, os comerciantes já estavam providenciando porque eles já tinham sido orientados por nós, em outras ocasiões", relatou a fiscal de vigilância, Joana Cantolino, em entrevista ao MASSA!.

As ações seguirão até o dia 27 de março e, ao longo das visitas aos estabelecimentos, também serão observados a data de validade dos produtos, o armazenamento, a higiene do local, além dos preços que, em muitos casos, podem estar abusivos.

“As fiscalizações educativas têm acontecido, diariamente, em vários locais, como Comércio, Sete Portas e outros”, explicou Joana.

Imagem ilustrativa da imagem Semana Santa: calor dá trabalho à galera do peixe, alerta Codecon
Foto: Shirley Stolze / Ag A TARDE

Consumidor pode ‘bater o fio’ e denunciar práticas abusivas

Em meio a tantos estabelecimentos que comercializam itens da Semana Santa, é possível que, em algum deles, seja identificado algo que foge da normalidade. Por esse motivo, a Codecon disponibiliza canais exclusivos para que o cliente possa comunicar qualquer prática abusiva nas relações de consumo.

As denúncias podem ser feitas pelo Aplicativo Codecon Mobile, Aplicativo Fala Salvador, site (www.codecon.salvador.ba.gov.br), portal do Fala Salvador (www.falasalvador.ba.gov.br) ou pela Central de Atendimento Disque Salvador - 156.

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