26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Descaso! - 02/12/2022, 15:06 - Silvânia Nascimento

Sem atendimento médico, moradores de Nazaré de Jacuípe se desesperam

De acordo com a galera do distrito de São Sebastião do Passé, a unidade de saúde não tem médicos e quase não abre as portas

Unidade de saúde é alvo de reclamações dos moradores
Unidade de saúde é alvo de reclamações dos moradores |  Foto: Divulgação

Moradores do distrito de Nazaré de Jacuípe, pertencente à cidade de São Sebastião do Passé, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), estão revoltados com a falta de assistência por parte da Prefeitura do município.

Um dos momentos mais desesperadores aconteceu na manhã desta sexta-feira (2), quando uma criança precisou de atendimento de emergência, e, segundo relatos de moradores, não pôde ser atendida porque na unidade de saúde não tinha profissional para iniciar as técnicas de primeiros socorros. Por causa dessa situação, a mãe da criança precisou levá-la às pressas para um hospital em outro município.

E uma das principais reclamações da população é, justamente, a precariedade da estrutura do posto médico do distrito. Além disso, o pessoal informou que, em dias de curso para os funcionários, o posto fica sem atendimento durante a maior parte do dia.

Aspas

Aqui têm várias crianças e pessoas idosas que necessitam dos serviços do posto que, infelizmente, por descaso da gestão, não consegue atender às demandas do distrito.

Morador de Nazaré de Jacuípe

“Na maioria das vezes não tem enfermeira, nem profissionais para aplicar vacina. Precisamos que a Prefeitura olhe para o distrito de Nazaré de Jacuípe e ofereça condições dignas para os moradores. Aqui têm várias crianças e pessoas idosas que necessitam dos serviços do posto que, infelizmente, por descaso da gestão, não consegue atender às demandas do distrito”, afirmou um morador que preferiu não se identificar.

A equipe de reportagem do Portal Massa! entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da prefeitura de São Sebastião do Passé, que se posicionou sobre o caso por meio de nota.

Nota de Esclarecimento

A Prefeitura Municipal de São Sebastião do Passé, através da Assessoria de Comunicação, vem por meio deste responder ao que foi solicitado pelo Jornal Massa!.

A equipe médica da Unidade de Saúde da Família – USF Maria Cândida Reis, realiza o atendimento para a população durante cinco dias da semana, sendo que durante quatro dias são realizados atendimentos médicos e um dia para outros tipos de demandas. Além disso, o posto possui uma ambulância de plantão 24h, para dar suporte aos moradores em caso de emergência. Essa situação pontual de falta de médico aconteceu devido aos profissionais do posto testarem positivo para a Covid-19 e estão afastados para cumprir isolamento, como preconizado, mesmo assim, o posto continua aberto com os outros profissionais.

Devido ao questionamento sobre uma criança que teve uma convulsão, a mãe levou no posto e na unidade não tinha profissional pra dar os atendimentos de primeiros socorros. Averiguamos que a criança recebeu atendimento e todo o suporte necessário, mas o pai se recusou que ele fosse transferido na ambulância do posto para o Hospital Municipal Dr. Albino Leitão, que fica localizado na sede e disse que o levaria para Salvador.

A gestão municipal vem realizando diversas ações na localidade que estão melhorando a qualidade de vida e dando mais conforto e segurança para os moradores, como a recuperação de calçamento, instalação de lâmpada em LED, manilhamento e drenagem das redes fluviais, retomada da Banda Marcial Jacuipense Afrânio Cerqueira (BAMJAC), com a aquisição de instrumentos musicais e fardamentos. Além disso, trouxe de volta a Festa do Capa Nego, que movimentou a economia local com a geração de trabalho e renda, através dos vendedores ambulantes. Visando proporcionar um espaço de qualidade e conforto para os estudantes, a Prefeitura irá realizar a reforma e ampliação da Escola Municipal Reunidas Condessa se Barral.

Nas localidades adjacentes como Santo André, Geari e Estado foi realizada a recuperação da Estrada Vicinal com fresa asfáltica, visando melhorar a acessibilidade dos moradores e a Escola São Judas Tadeu, no Geari, está passando por reforma e ampliação.

exclamção leia também