27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

climinha de paz - 07/01/2024, 06:30 - Clara Oliveira

Segurança reforçada! Trabalhadores aprovam policiamento no Pelourinho

Presentes no Centro Histórico no dia a dia, profissionais se mostram satisfeitos com o reforço policial

Marcos, monitor e guia turístico que trabalha no Pelô há quase 20 anos
Marcos, monitor e guia turístico que trabalha no Pelô há quase 20 anos |  Foto: Olga Leira / Ag. A Tarde

No último verão, a região do Pelourinho viveu uma onda de assaltos e agressões. No entanto, as coisas aparentam estar mudadas após o Centro Histórico de Salvador receber, no ano passado, um grande reforço policial com 100 novos guardas municipais, 200 câmeras de vigilância, 10 viaturas e um nova base da Guarda Civil Municipal

Com a segurança reforçada, trabalhadores da região garantem que agora conseguem trabalhar na paz, sem ter medo de que alguma violência aconteça. Em conversa com o Portal MASSA!, uma vendedora ambulante, de 37 anos, explanou sobre como está a criminalidade da região.

A mulher, que preferiu não se identificar, trabalha no Pelourinho há exatos 17 anos e garantiu se sentir mais segura. “Tem três meses que melhorou muito. 40% melhorou, até assalto não está tendo. Nós não estávamos vendo como a gente via no banco, ele se misturava para dizer que era maluqueira e não era. Aliviou muito. Nós não vemos falando de roubo, nada disso aqui mais”, destacou a trabalhadora.

Fazendo o corre no local das 8h às 23h para garantir a grana, a ambulante relatou que, além dela se sentir mais segura, os visitantes também sentem isso e sentem o desejo de ir ao Pelourinho. “Até o pessoal mesmo, o turista, tem o maior prazer de chegar aqui, conhecer a cidade que é bonita, ir na igreja, sentar aqui. Às vezes, dois anos atrás, vem [cliente] procura a gente também no mesmo local de trabalho, já conhece a gente”, completou.

Já o monitor de turismo Marcos está presente no dia a dia do Pelourinho há 18 anos. A grande convivência com o bairro fez com que ele tivesse uma percepção singular sobre a melhora da segurança do local.

Guiando os turistas pelas belas ruas do Pelô, o monitor explicou a partir de qual momento que o policiamento na região melhorou. “Com a chegada do coronel Sturaro que está aqui em cima, no Terreiro de Jesus, melhorou muita coisa, porque nós tínhamos aqui muitos meninos, meninos tipo moradores, aos redores, que vinham aqui assaltar os turistas. E agora nós temos a guarda municipal, nós temos a polícia militar, nós temos a polícia civil”, afirmou o trabalhador ao Portal Massa!.

De acordo com ele, durante a noite a coisa também não muda, segurança total. “A noite também, segurança. O Natal foi feito esse ano aqui para trazer os mais baianos, as famílias que deixaram o Pelourinho há muitos anos atrás com medo”, disparou.

Por fim, avaliando a proteção do Centro Histórico, Marcos foi rápido ao dar uma nota 10. “Está muito mais limpo também, passa dois caminhões, ficam limpando, lavando a rua”, concluiu.

exclamção leia também