24º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Vai dar praia? - 18/09/2023, 14:51 - Bruno Dias

Segundo sol? Bahia enfrenta calor 'de matar' nesta semana

Segundo instituto de meteorologia, outros estados do Brasil também passarão pela mesma situação, podendo alcançar até 45ºC

Os próximos dias podem ser os mais quentes do mês de setembro dos últimos anos
Os próximos dias podem ser os mais quentes do mês de setembro dos últimos anos |  Foto: Olga Leiria / Ag. A Tarde

Preparem os ventiladores e ar-condicionado, pois os próximos dias na Bahia e em outros estados do Brasil serão marcados por uma intensa onda de calor, com margem para ser uma das mais fortes em meio aos meses de setembro dos últimos anos, segundo meteorologistas.

Esta situação ocorre por causa de uma grande massa de ar quente que se espalhará pelo país. Causando altas temperaturas, alguns lugares podem atingir 40ºC e até mesmo chegar perto dos 45ºC, de acordo com dados da MetSul Meteorologia, que trata a situação como perigosa devido ao calor extremo.

A onda de quentura deve alcançar os seguintes estados: Bahia, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Piauí e Maranhão.

Se ligue:

Imagem ilustrativa da imagem Segundo sol? Bahia enfrenta calor 'de matar' nesta semana
Foto: Reprodução

São Paulo e outras regiões do Brasil, como cidades do Norte, do Sudeste do Brasil, Oeste da Bahia, Maranhão e no Piauí, podem enfrentar um recorde de calor, com temperaturas próximas ou acima de 40ºC. Isso já ocorreu em meados de 2020 por causa de uma bolha de calor que persistiu na época.

Leia mais:

Abastecimento de água será suspenso em parte de Salvador e RMS

Trânsito na região de Águas Claras será alterado durante 15 dias

Concurso em Feira 'dá B.O' após candidatos notarem erros na prova

Além disso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para baixa umidade em grande parte do país, o que aumenta o risco de incêndios e prejudica a qualidade do ar, sem previsão de chuva para o território paulista nos próximos dias.

"Trata-se de uma situação de elevado perigo pela severidade do calor esperado e que demandará atenção das autoridades", afirma o instituto da MetSul.

exclamção leia também