O Carnaval está se aproximando e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) já começou a fiscalizar a montagem das estruturas para a folia em Salvador. A vistoria está sendo realizada nos circuitos Dodô (Barra/ Ondina) e Osmar (Campo Grande) e conta com uma grande equipe de profissionais.
Em entrevista ao Portal MASSA!, o coordenador de fiscalização do órgão, Everaldo Freitas, explicou como funciona esse processo e falou sobre os objetivos do ‘pente fino’ nos equipamentos que serão utilizados durante a festa popular.
Leia mais:
Sem Carnaval! Prefeitura suspende folia e anuncia evento gospel
Só pagodão! Bloco As Kuviteiras define segunda atração do Carnaval
Bloco de Ronaldinho Gaúcho no Carnaval terá Oruam como atração
“A fiscalização se iniciou tem mais ou menos uma semana, com o objetivo de trazer a segurança para a população e também para os trabalhadores que estão executando este tipo de tarefas. A gente sabe que são estruturas provisórias, elas se modificam no dia a dia, então a importância da fiscalização é de sinalizar os proprietários”, iniciou.
O trabalho realizado pela Sedur é minucioso e envolve até a sinalização das vias públicas, especialmente nas localidades onde o fluxo de pessoas é maior ou são utilizadas como espaço para a prática de atividades físicas, como a orla. Por isso, há toda uma preocupação antes mesmo do Carnaval começar.
“Para garantir a segurança dos transeuntes e dos trabalhadores, tem que seguir realmente todas normas de segurança. Então a nossa preocupação é desde o início da montagem", explicou o coordenador de fiscalização.
Everaldo Freitas ainda falou sobre as etapas que a Sedur segue durante esse procedimento: “Inicia-se com uma recomendação de notificação, para seguir todas as normas de carga e descarga, as normas técnicas, de aterramento, se preocupar com os funcionários, a questão de segurança. Depois a gente verifica toda a acessibilidade, se tem a AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) e até se a questão da reciclagem nos camarotes”.
Por fim, a Sedur garantiu que está empenhada para garantir uma folia com tranquilidade e segurança para a população.
"É uma das maiores festas do mundo, e a Prefeitura de Salvador, com o prefeito Bruno Reis e os demais secretários e João Xavier, estão fazendo todos os esforços para que façam a maior e melhor festa dos últimos tempos”, concluiu.