25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

suporte - 27/11/2024, 14:35 - Bruno Dias e Luan Julião - Atualizado em 27/11/2024, 17:29

Secretário da Sempre detalha uso de escolas como abrigos em Salvador

Titular da secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer, Júnior Magalhães, conversou com a reportagem do Grupo A TARDE

Secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Júnior Magalhães
Secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Júnior Magalhães |  Foto: Max Haack/Secom PMS

Diante das chuvas intensas que atingem Salvador desde o fim de semana, diversas ações estão sendo realizadas para auxiliar a população durante o período chuvoso. Um dos serviços é a utilização de escolas como abrigos temporários para os afetados pelos incidentes.

Leia mais:
Veja os bairros de Salvador mais afetados pela chuva nesta quarta
Desastre em Saramandaia: mulher é resgatada com vida por Bombeiros
Bruno Reis garante apoio às família afetadas pela chuva em Salvador

Em entrevista ao Grupo A TARDE, o secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Júnior Magalhães, detalhou que os colégios estão abertos desde a terça-feira (26), para prestar auxílio as pessoas que moram em áreas de risco.

Local que serve de abrigo para famílias
Local que serve de abrigo para famílias | Foto: Denisse Salazar / AG. A TARDE

"Nesse momento nós estamos com 15 escolas abertas, isso já é um protocolo nosso. Nós abrimos 15 escolas para que as famílias possam estar acolhidas durante esse período chuvoso, posteriormente a gente avalia se a família tem condições de retornar para a sua casa; caso não tenha, a gente oferece aluguel social para que ela possa de fato começar a sua vida em outro lugar", iniciou.

Segundo ele, existe uma colaboração com a Defesa Civil (Codesal) para que uma escola seja aberta a cada vez que a sirene da instituição for acionada na capital baiana.

"Então, nessas escolas a gente dá todo o suporte de alimentação para as famílias. Acompanhamento das famílias com psicólogo e assistente social durante esse período, com segurança, com local para a família dormir, pra gente poder tirar elas do risco", explicou.

Presente no local em que um barranco deslizou na Saramandaia, em Pernambués, deixando ao menos quatro pessoas soterradas, e mais de 9 casas destruídas, o titular da Sempre destacou que a Prefeitura já acompanha a situação e oferece todo o suporte.

"A gente já tem uma política de acompanhamento dessas famílias, famílias em áreas de risco, inclusive temos hoje em torno de 3.500 famílias que recebem aluguel social através da Sempre, justamente famílias que nós retiramos das áreas de risco. Além disso a gente tem todo o suporte para a família", finalizou.

exclamção leia também