Honrando as tradições culturais do Dois de Julho, o show da Baiana System começou ao som da Orquestra Afrosinfônica e entoou o hino da Independência da Bahia para a multidão que se formou na Praça Visconde de Cayru, em Salvador, na noite deste domingo (2).
Além da Orquestra Afrosinfônica, os Caboclos e uma fanfarra de Itaparica também estiveram presentes na comemoração. Enquanto o Pedrão de Itaparica acontece na ilha, os grupos atravessaram o mar para mostrar a importância dos personagens que representam.
Pedro Tourinho fala sobre o 2 de julho
O titular da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Pedro Tourinho, comentou sobre o Bicentenário da Independência. "Acho que o Dois de Julho de 2023, que marca esses 200 anos, não é por acaso. Ele marca realmente uma mudança de perspectiva nacional em relação a essa data. A crítica histórica a como a história da independência vem sendo contada e como isso hoje nos traz questionamento", disse ele ao Portal MASSA!.
"Vários elementos fazem com que essa data, na minha opinião, até seja a data de fundação do que é o baiano", opinou o secretário.
Diante de vários momentos dedicados a grupos e referências históricas,
Pedro Tourinho chegou a brincar que as apresentações de hoje teriam um toque "nerd".