27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Notícia boa - 12/07/2024, 21:09 - Amanda Souza

Secretaria de Políticas para Mulheres anuncia edital para comunicadoras baianas

Investimento da pasta no edital de fomento, que deve ser lançado ainda neste mês, é de R$ 1,5 milhão

Evento foi promovido pela pela Secretaria de Política para Mulheres
Evento foi promovido pela pela Secretaria de Política para Mulheres |  Foto: Olga Leiria/Ag. A Tarde

Mulheres que têm seus projetos de comunicação engavetados por aí já podem se animar porque vão ter uma boa oportunidade de tirá-los do papel. Foi anunciado, nesta sexta-feira (12), um edital a ser lançado ainda neste mês que vai incentivar trabalhos de comunicadoras em todo o estado. O investimento será de R$ 1,5 milhão.

O edital foi oficialmente anunciado durante o evento “Elas à Frente na Comunicação”, realizado nesta sexta, na sede da Procuradoria Geral do Estado (PGE/BA), em Salvador, pela Secretaria de Política para Mulheres (SPM). A proposta é atender iniciativa voltadas à comunicação, como podcasts, blogs e portais, projetos de fotografia etc.

Aldinha Sena, chefe de gabinete da SPM, explicou a razão de existir um projeto como esse. “A mulher tem um blog, uma produção fotográfica, mas não consegue escoar enquanto produto, enquanto economia criativa. Então, a ideia é que esse edital dê voz a esse produto, e nós queremos fazer ele a longo prazo. Nós queremos pensar numa perspectiva de 3 anos, pelo menos”, disse.

A proposta do edital de fomento é auxiliar a cadeia produtiva em que as mulheres comunicadoras estão inseridas, seja na regulamentação de entidades, na produção de conteúdos ou aquisição de materiais que facilitem a realização deste trabalho. O público-alvo do edital engloba diversas áreas, como jornalistas, publictárias, influenciadoras digitais, artistas visuais e fotógrafas.

Com o lançamento do edital, a SPM pretende criar uma rede pró mulher com comunicadoras atuando em diversas mídias, ampliando a participação da mulher na produção cultural e, acima de tudo, combatendo o machismo por meio da produção de conteúdos sobre mulheres feito por mulheres. “A nossa perspectiva é de fazer um edital onde nós podemos potencializar a força da mulher comunicadora nos seus espaços de trabalho, onde essa mulher possa acessar esse edital e fazer o seu produto ter vida e ter essa vinculação e visibilidade enquanto perspectiva de política pública”, completou Aldinha.

Presença ilustre

O Elas à Frente da Comunicação, evento que marcou o anúncio do edital, foi promovido com o objetivo de permitir uma escuta pública antes do lançamento oficial, a fim de entender quais são as “demandas, anseios e expectativas que as mulheres têm para que a sua produção tenha, de fato, visibilidade”, conforme explicou Aldinha.

O ponto alto do evento foi a palestra da ilustre escritora Conceição Evaristo, eleita imortal da Academia Mineira de Letras. Com a palestra “Escrevivências na Comunicação”, na qual ela abordou o papel da comunicação na formação do imaginário social sobre a população negra e como a atuação de comunicadores pode combater as desigualdades raciais e de gênero.

Um dos pontos altos do evento foi a interação entre Evaristo e uma professora e uma aluna do Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, do bairro de Cajazeiras IV. Jucy Silva e Emily Oliveira, aluna do 3º ano do Ensino Médio, puderam entregar em mãos à autora um livro fruto de um projeto da escola, “Escrevivências Afro-Baianas”, inspirado na obra da professora Conceição Evaristo.

Imagem ilustrativa da imagem Secretaria de Políticas para Mulheres anuncia edital para comunicadoras baianas
Foto: Amanda Souza /Portal Massa!

“É uma necessidade de manifestação literária desses meninos, da escola pública, da periferia. Eles reconhecem a nossa situação na sociedade e que devemos lutar contra o que nos é imposto”, explicou Jucy. “Foi uma grande oportunidade de mostrar a Conceição Evaristo o quanto ela faz a diferença no pátio da nossa escola. A gente veio na expectativa de conseguir entregar e deu certo”, concluiu a professora.

exclamção leia também