22º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Educação - 30/08/2024, 19:33 - Da Redação

SEC promove evento sobre inclusão de estudantes com superdotacão

Encontro discutiu a influência de diferentes ambientes na formação desses indivíduos

Evento aconteceu nesta sexta-feira (30)
Evento aconteceu nesta sexta-feira (30) |  Foto: Amanda Chung

O Seminário sobre Altas Habilidades e Superdotação, promovido pela Secretaria Estadual de Educação (SEC), nesta sexta-feira (30), em Salvador, discutiu a importância do reconhecimento e do apoio a estudantes com essas características. O termo "altas habilidades" enfatiza a influência do ambiente - como família, escola e cultura - na formação desses indivíduos.

Leia mais:
Lojas temáticas chegam com tudo no Bon Odori
Expofeira comemora 45 anos com shows, leilões, cursos e oficinas
Show gratuito promete animar jovens no 'Pelô' nesta sexta; saiba mais

O encontro reuniu especialistas, educadores e familiares para discutir os desafios e as estratégias para melhor identificar e apoiar alunos superdotados.

Os especialistas afirmam que a superdotação é uma condição heterogênea, mas com características comuns, como a curiosidade e a sensibilidade emocional. Identificar a superdotação nas escolas é uma tarefa desafiadora, em grande parte devido à falta de preparação dos professores. Muitos educadores têm uma visão distorcida ou limitada sobre o que é ser superdotado, frequentemente associando a condição de genialidade.

Cíntia é mãe de dois filhos superdotados, Davi, de 7 anos, e Camila, de 9 anos, e ressalta a importância desse seminário para o acolhimento das crianças superdotadas. “É essencial tirar nossas crianças da invisibilidade, mostrar à população baiana que elas precisam de acolhimento e que os professores precisam saber como tratá-las para promover uma geração saudável”.

O psicólogo Damião Silva, palestrante do evento, é uma das referências nacionais no tema. Segundo ele, o Brasil conta com cerca de 27 mil superdotados e a Bahia ocupa a quarta posição no ranking de estados com o maior número de indivíduos nessa condição. Ele também destaca a importância dos educadores para o desenvolvimento integral desses estudantes. “Precisamos investir sempre na capacitação para que se compreenda que a superdotação é uma condição educacional e de vida. A falta de entendimento adequado pode trazer repercussões negativas para a saúde mental e emocional desses indivíduos”, afirmou.

exclamção leia também