27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Educação - 16/04/2025, 06:00 - Silvânia Nascimento

SEC capacita estudantes para atuarem como criadores de conteúdo digital

Capacitação é feita em parceria com o Instituto Anísio Teixeira (IAT)

Alunos têm acesso a conhecimentos da área da comunicação
Alunos têm acesso a conhecimentos da área da comunicação |  Foto: Uendel Galter /Ag A Tarde

Estudantes de diferentes colégios da rede pública estadual lotaram o auditório do Hotel Fiesta, em Salvador, durante o primeiro dia do Encontro “Voz da Rede”, realizado nesta terça-feira (15). A iniciativa, que segue até esta quarta-feira (16), é promovida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) e busca capacitar os alunos, por meio de conhecimentos e habilidades, para atuarem como criadores de conteúdo digital em Agências de Notícias Escolares.

Leia Também:

Por meio de rodas de conversa e oficinas trabalhadas no encontro, os alunos têm acesso a conhecimentos da área da comunicação a exemplo de temas como linguagem jornalística, podcast, storytelling, produção de conteúdo para redes sociais e comunicação comunitária.

A capacitação dos alunos, assim como dos docentes, é feita em parceria com o Instituto Anísio Teixeira (IAT), instituição gerida pela SEC. Durante entrevista ao MASSA!, o coordenador de mídias e tecnologias educacionais do IAT, Gabriel Luhan, apresentou mais detalhes sobre o ‘Voz da Rede’.

“É um evento que integra dois projetos, um deles é o das Agências de Notícias na Escola, que é um projeto de formação de estudantes para produzirem jornalismo nos seus territórios e nas suas comunidades. Então, a gente forma os professores, forma os estudantes, para que eles montem núcleos jornalísticos nas suas escolas e possam produzir notícias nos seus territórios.

Imagem ilustrativa da imagem SEC capacita estudantes para atuarem como criadores de conteúdo digital
Foto: Uendel Galter /Ag A Tarde

Ainda segundo Gabriel, mais de 70 escolas da rede pública estadual já contam com esse projeto.

“Hoje, a gente tem 84 escolas com projeto rodando pela Bahia inteira. São cerca de três escolas por território de identidade. Estamos ampliando, agora, para todas as escolas de tempo integral do estado. Tem estudantes que já produzem conteúdo de forma autônoma e que estão fazendo parte desse evento que acontece aqui em Salvador. Então, é um evento integrativo, que visa colocálos em rede para que tenham contato uns com os outros e aprendam entre si”, completou Luhan ao MASSA!.

Aluna está realizada

Andrea Santos, 17 anos, mora na cidade de Pedrão, a 149 km de Salvador, e está cursando a última série do ensino médio. Para ela, a iniciativa tem feito ela realizar tarefas e chegar em espaços que ela jamais pensaria chegar.

"Estamos tendo oportunidades de conhecer vários lugares e nos tornarmos melhores. Eu nunca imaginei que eu iria chegar até aqui, mas, para mim, é muito gratificante perceber que eu, uma pessoa de comunidade de pessoas fracas, estou chegando nesses locais. Minha mãe e meu pai não estudaram muito, mas eu estou chegando onde eles não chegaram, e o colégio também tem me ajudado a ter esse privilégio", disse.

Imagem ilustrativa da imagem SEC capacita estudantes para atuarem como criadores de conteúdo digital
Foto: Uendel Galter /Ag A Tarde

exclamção leia também