
As longas horas de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) exigem não apenas preparo intelectual, mas também estratégico. Nos portões do Colégio Estadual Luiz Viana, no bairro de Brotas, em Salvador, os candidatos revelaram ao MASSA! os "kits de sobrevivência" que escolheram para manter a concentração e a energia neste primeiro dia de exame.
Leia Também:
Entre treineiros e candidatos oficiais, a hidratação e os alimentos práticos, ricos em carboidratos e açúcar, dominam a lista:
• Arthur (15 anos, treineiro): O jovem optou por um clássico: "salgadinho, doces, chocolate e garrafas d’água pra se hidratar".

• Monalisa (16 anos, treineira): Monalisa investiu em uma combinação de energia rápida: "Eu trouxe um guaramix, um salgadinho, uma balinha e água".

• Bianca (treineira): Fazendo a prova pela segunda vez, Bianca foi mais básica e focou em petiscos que garantem a energia: levou amendoins do tipo japonês e um docinho, além de água.

• Camile (18 anos, candidata): Preocupada com as regras do exame, Camile mostrou atenção aos detalhes logísticos: ela levou salgadinho em uma vasilha transparente, além de água e um suco de uva.

• Evelyn (17 anos, candidata): Evelyn levou salgadinho e água e ainda teve um reforço extra de última hora, ao ganhar um docinho de uma universidade particular na entrada da escola.

