Na busca do combate à violência doméstica e no incentivo da autodefesa que tem como principal objetivo neutralizar um ataque surpresa, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Salvador está com inscrições abertas para o curso de defesa pessoal voltado para mulheres. A capacitação, que terá 20 vagas disponíveis, conta com uma carga horária de 20 horas e será direcionado para mulheres maiores de 18 anos que residem nos bairros de Pernambués, Saramandaia e Boca do Rio.
Para as interessadas no curso as inscrições podem ser realizadas por meio do WhatsApp no número (71) 98263-5530. O curso será realizado no Instituto João Carlos Paes Mendonça (IJCPM), no estacionamento G2 do Salvador Shopping. As aulas acontecem de 6 a 30 de outubro, das 9h às 11h, e contará com certificação.
“Nós, da Guarda Municipal, estamos aumentando cada vez mais as políticas públicas relacionadas ao público feminino, no sentido de combater a violência doméstica, entre outras ações, garantindo autonomia para as mulheres se sentirem capazes de enfrentar qualquer situação adversa”, afirma James Azevedo, coordenador de Ações de Prevenção à Violência (Cprev) da GCM.
Além das aulas, o curso também irá oferecer atividades teóricas de legislação como a exemplo da Lei Maria da Penha, situação de abordagens e como preveni-las. Conteúdos sobre primeiros socorros e técnicas de golpes para a defesa pessoal com técnica goshin jitsu também serão pautas das aulas.