22º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

arte - 23/11/2023, 22:24 - Clara Oliveira

SDE entrega restauração do mural de flores do artista Juarez Paraíso

Artista recebeu uma placa em reconhecimento às suas contribuições para o desenvolvimento artístico e cultural da Bahia

Restauração foi entregue nesta quinta-feira (23)
Restauração foi entregue nesta quinta-feira (23) |  Foto: Mário Marques/Ascom SDE

A restauração do mural Flor de Pedras, do artista baiano Juarez Paraíso, no Museu Geológico da Bahia (MGB) foi entregue, nesta quinta-feira (23), pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), o local gerido pela pasta. A entrega faz parte da programação do 1.º Fórum Nordeste de Economia Circular (FNEC), realizado entre esta quinta-feira e sábado (25) nos museus do Corredor da Vitória, em Salvador, entre eles o MGB.

O mural Flor de Pedras representa por meio de suas pétalas, diferentes recursos minerais encontrados no estado, a obra foi criada em 1998 e aproxima a ciência da arte. Durante a entrega, o secretário Angelo Almeida, concedeu à Juarez Paraíso uma placa em reconhecimento às suas contribuições para o desenvolvimento artístico e cultural da Bahia.

“No mês de maio, firmamos o compromisso de restaurar esse mural que é uma marca registrada do Museu Geológico, como um reconhecimento ao imortal da Academia de Letras da Bahia, Juarez Paraíso, e ao seu legado para a cultura e as artes no estado e no país. Seis meses depois, estamos cumprindo esse compromisso e concedendo essa homenagem a esse importante artista baiano”, afirmou Angelo Almeida.

Obra foi criada em 1998
Obra foi criada em 1998 | Foto: Mário Marques/Ascom SDE

Além disso, o gestor alertou sobre a importância do fomento à arte como também a preservação do acervo artístico do estado. “Esse é o momento de construção de políticas públicas para artistas como Juarez Paraíso. É o momento de salvaguardamos esse tesouro cultural que reflete nossa história e identidade, preservar e honrar a essência da nossa arte, resguardando a memória do nosso povo e suas expressões”, declarou.

Juarez Paraíso enfatizou sobre a importância da revitalização para ele.

“Essa restauração tem um significado muito especial para mim e é um símbolo, uma referência expressiva, porque reflete o interesse do Governo da Bahia, através do secretário Angelo Almeida, e a sua sensibilidade voltada para a preservação dessa obra. Acredito que essa restauração vai ser um exemplo, primeiro porque ela foi muito bem executada por um dos maiores restauradores do Brasil, o Dirson Argolo, segundo porque está localizada no Museu Geológico, um recanto muito importante para a Bahia, para Salvador”, contou o artista baiano.

Entrega faz parte da programação do 1° Fórum Nordeste de Economia Circular
Entrega faz parte da programação do 1° Fórum Nordeste de Economia Circular | Foto: Mário Marques/Ascom SDE

1° Fórum Nordeste de Economia Circular

O fórum reúne mais de 150 especialistas numa programação diversa e inovadora para debater soluções e expor iniciativas alinhadas com o compromisso de proteger o planeta Terra. O evento é realizado pelo movimento Reinventando Futuros, em parceria com o Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). O fórum é gratuito e os interessados podem realizar as inscrições através do site.

exclamção leia também