Acontece nesta terça-feira (8) a pré-estreia do o webdocumentário ‘Visitas de Helisleide Bomfim 2’. A exibição está marcada para as 19h30, no Saladearte Cinema da UFBA, em Salvador.
A obra, dirigida por Fabio Vidal, propõe uma reflexão sensível e profunda sobre o cuidado com a vida humana, destacando histórias que frequentemente são relegadas à margem da sociedade.
O documentário acompanha a trajetória de Helisleide Bomfim, atriz, militante e usuária do Centro de Atenção Psicosocial (CAPS), que traz à tona os desafios da luta antimanicomial no Brasil.
Além de denunciar a violência institucional contra pessoas em sofrimento psíquico, Helisleide exemplifica o poder transformador da arte como ferramenta de expressão e resistência.
Após a exibição, haverá um bate-papo com a equipe e convidados, ampliando o debate sobre a importância do cuidado em saúde mental. A sessão também contará com recursos de acessibilidade, como interpretação em Libras e audiodescrição, proporcionando uma experiência inclusiva para todos.
Fabio Vidal, que assina a direção do webdocumentário, destacou que a produção tem bastante potencial para despertar sentimentos diversos em quem vai assistir.
“Eu acho que todo mundo vai se ver próximo. São muitos exemplos trazidos e a partir desses relatos é possível referenciar a si próprio, aos seus momentos de depressão e de como é possível reorientar a própria vida e gerar uma melhor condução da saúde mental. Creio que as pessoas vão se comover com as histórias”, disse.
Lançamento online
Para aqueles que não conseguiram comparecer à pré-estreia, o lançamento online do webdocumentário ocorrerá em 10 de outubro, quando é celebrado o Dia Mundial da Saúde Mental, através do canal do YouTube do Território Sirius. A data é especialmente significativa para o movimento antimanicomial, que busca promover discussões sobre práticas mais inclusivas e humanas no cuidado a pessoas com transtornos mentais, rejeitando os modelos de exclusão e confinamento. “É um movimento de alerta e de visibilidade para estas questões de saúde mental”, comentou Fabio Vidal sobre a produção do webdocumentário.