
Enquanto os grandes eventos de Réveillon atraem multidões para as grandes festas de Salvador, uma parte da galera faz o caminho inverso. Em São Tomé de Paripe, no Subúrbio Ferroviário, moradores e visitantes chegam cedo, armam mesas, montam coolers e transformam a beira-mar em ponto de encontro para quem prefere começar o ano longe do empurra-empurra.
Leia Também:
Desde o fim da tarde, famílias ocupavam calçadas e áreas próximas à praia, decorando casas e organizando tudo para a virada. Morador da região desde 1998, Cristiano Santos resume o sentimento de quem escolhe ficar por ali: “Isso aqui é um lugar privilegiado. É calmo, seguro, confortável, com um povo maravilhoso e em frente ao mar. Sempre teve Réveillon, sempre foi um lugar que deixa a gente feliz”, conta.

Segundo ele, o lugar é diferenciado justamente pela combinação entre natureza, história e tranquilidade. “Tem restaurantes, o Espaço Quilombo, lugares históricos, a ponte, a praia. Tudo isso faz a gente curtir melhor a queima de fogos daqui.”
O mar, geralmente calmo, a faixa de areia larga e a vista aberta para o pôr do sol transformam o bairro em um cenário convidativo para quem quer desacelerar e encarar 2025 'de quebrada'.
Família reunida
Além do clima tranquilo, a praia chama atenção pela paisagem. A orla extensa permite que famílias se espalhem com conforto e sem muvuca.
Para muitas famílias, São Tomé virou a alternativa ideal para manter a tradição de celebrar juntos. É o caso de Josimaria Silva, que passa pela primeira vez a virada como moradora da região.

A gente sempre passa todo mundo junto. Aqui é mais tranquilo, não tem confusão. Temos pessoas idosas na família, então esse ambiente é melhor para reunir todo mundo
diz
Nascido e criado em São Tomé de Paripe, Antônio Carlos não abre mão de passar o Réveillon na praia. Para ele, o cenário faz toda a diferença.

“Aqui você colocou o pé para fora de casa, já está na areia. É tudo a beira-mar, fogos, família reunida. Isso aqui é maravilha, é show de bola”, afirmou. Segundo ele, a tradição se repete em outras datas. “Não é só Réveillon. São João, feriado, a gente sempre se reúne aqui.”
Sem coçar o bolso
Entre os visitantes, muitos chegam no pique de passar horas na praia. Arlene Santos veio do bairro Jardim das Margaridas com sua companheira e escolheu São Tomé pela primeira vez para a virada: “Viemos para curtir um Réveillon tranquilo, familiar. Trouxemos cooler para economizar, já é costume nosso”, contou.

Ela afirma que os preços praticados na região estão dentro da média. “Não achei nada exagerado. Tudo aqui está na faixa normal das praias, mesmo para essa época do ano. A tranquilidade daqui compensa.”
Barraqueira há anos na região, Simone Pereira destaca que a tradição resiste justamente pelo perfil da praia.

A praia é tranquila, não é agressiva, é calma. Por isso o povo continua vindo, mesmo que o movimento não seja como antes
explica Simone

Já Alexandre Lopes, dono da barraca Drinks da Bahia, aposta no charme natural como principal atrativo. “Aqui tem praia calma, comida típica boa, peixe fresco, bares convidativos e um pôr do sol que já foi considerado um dos mais bonitos do Brasil. Quem vem aqui, se apaixona.”

Mesmo sem grandes estruturas de shows, São Tomé continua sendo ponto fixo para quem busca um Réveillon mais sossegado e com queima de fogos.
