O Santuário do Senhor do Bonfim lançou, na manhã desta quarta-feira (30), a sua nova marca unificada, que agora representa os três principais eixos da instituição: a Basílica, a Irmandade e o Projeto Social Bom Samaritano.
O evento, que reuniu autoridades religiosas e membros da comunidade, teve a presença do padre Edson Menezes, reitor da Basílica, Marcelo Sacramento de Araújo, presidente da devoção, e Otoney Alcântara, advogado da Arquidiocese de Salvador.
Antes da unificação, cada setor do santuário possuía sua própria logomarca, mas agora um único símbolo — que traz a imagem da Basílica e do Cristo crucificado — representa todos os núcleos.
Marcelo Camargo, presidente da devoção, destacou que a nova marca busca consolidar a união dos eixos e transmitir uma mensagem de unidade ao povo. Segundo ele, a unificação reforça o objetivo comum desses três elos de representar um propósito.
“Queremos mostrar ao povo baiano e brasileiro que assim como a marca que passa a representar os três segmentos é somente uma, nós também, diante da nossa unidade, somos direcionados a um único objetivo: ser a extensão da misericórdia do Senhor do Bonfim”, disse.
Além das informaçoes sobre a unificação da marca, essa manhã também marcou o lançamento da “Caminhada Abençoada", evento que vai unir atividades físicas e devoção ao Senhor do Bonfim. Segundo Marcelo Araújo, a caminhada foi planejada para envolver três grandes paixões: a fé, o amor pelo Senhor do Bonfim e a prática da atividade física, assim como as tradicionais corridas que ocorrem no dia da Lavagem do Bonfim.
Com recursos destinados ao Projeto Bom Samaritano, o pacote da caminhada deverá ter um preço acessível para quem desejar participar.
O pacote incluirá camisa, água, espaços reservados nas varandas para recepção dos participantes e a bênção final ao som do hino tradicional da Basílica, quando uma imagem do Senhor do Bonfim será entronizada em celebração e agradecimento.
Lavagem de 2025
Durante o lançamento também foi anunciado o tema de 2025 da tradicional lavagem das escadarias da Basílica do Bonfim, que atrai pessoas de todo o mundo para um momento especial de fé e devoção. No próximo ano, o tema da festa será "Encharque o seu coração de Esperança".
O padre Edson Menezes explicou que o tema é um convite ao público para renovar as esperanças em tempos de desafios e crises, destacando a importância de "resgatar o sentimento de esperança em dias melhores, voltando o olhar para Jesus Cristo crucificado, nossa única esperança", num momento de tantas desilusões, guerras e violência. A lavagem de 2025 está marcada para ocorrer no dia 16 de janeiro.