Os festejos de São João em Santa Bárbara, no Portal do Sertão baiano, começam nesta sexta-feira (16) e seguem até domingo. Tradicionalmente é realizado de forma antecipada. O que mudou neste ano foi o local: na chamada Praça do Cemitério, em frente ao Sindicato dos Trabalhadores.
A montagem da estrutura dos camarotes no passeio do cemitério, segundo o Acorda Cidade, 'gelou o coração' dos moradores, que passaram a criticar a prefeitura. Eles reclamam que a estrutura de grandes proporções deixa espaço livre somente na porta do local.
"Estamos todos chateados, porque não se sepulta uma pessoa à tarde e à noite tem festa. As pessoas que fazem parte das famílias vão se sentir ofendidas com isso", destacou o comerciante Humberto do Espírito Santo. "Vereadores aliados e de oposição todos criticaram, assim como toda a população. Mas o prefeito justifica que é uma necessidade para dar mais segurança."
A celeuma tem justificativa. Cemitérios são considerados como espaços sagrados em diversas religiões. Segundo pesquisa Datafolha publicada em 2020, cerca de 81% da população brasileira é adepta do Cristianismo. O percentual é formado por 50% de católicos e 31% de evangélicos. No entendimento deste segmento religioso, cemitério é solo sagrado.
No que diz respeito ao profano, entre as atrações confirmadas no festejo junino de Santa Bárbara estão Adelmário Coelho, Nadson o Ferinha, Estakazero, entre outros artistas regionais e locais.
A prefeitura de Santa Bárbara não respondeu à solicitação do Portal Massa até o fechamento da matéria.