25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Imperador do forró - 07/05/2025, 06:30 - Artur Soares

Sanfoneiro Júlio César começa preparativos para o São João

Músico vai lançar novo clipe para animar o período junino

As atividades do Imperador do Forró vão durar o ano inteiro
As atividades do Imperador do Forró vão durar o ano inteiro |  Foto: Denisse Salazar/Ag. A Tarde

Existem coisas que não podem faltar no São João e uma delas é o som da sanfona. Aproveitando a aproximação do período junino, o sanfoneiro Júlio César já começou os preparativos para a festa. O cantor acaba de gravar o clipe de 'Eu Tô que Tô', música que promete embalar os casais durante o Sanju. A canção faz parte de um álbum de mesmo nome, composto por nove faixas.

Leia Também:

O período junino é o momento ideal de convidar aquela pessoa especial para dançar agarradinho. O Imperador do Forró explica que seu novo projeto fala justamente sobre esse lado mais “romântico” da festa. “É uma canção que eu fiz para falar sobre o lado bom do São João. O forró se caracteriza por ser uma música que une as pessoas, então você dança junto, faz uma amizade, cria um romance”, contou em entrevista ao MASSA!.

O clipe, que em breve estará disponível nas plataformas digitais, foi gravado no Santo Antônio Além do Carmo, lugar com o qual Júlio tem uma ligação pessoal. Frequentador do bairro, o músico afirma que a escolha do local aconteceu porque as ruas do Santo Antônio lembram as de cidades do interior. “Eu queria gravar nesse ambiente urbano, porque ele iria me remeter às ruas das cidades do interior, sobretudo do Recôncavo e da Chapada”, pontuou.

Existem alguns hits que não podem faltar em uma playlist junina. Apesar dos clássicos nunca morrerem, o sanfoneiro acredita que seu novo lançamento é uma oportunidade de contribuir para a renovação do forró. “É importante a gente entender que é necessário esse processo de você, por meio da música, ir criando uma notoriedade, uma receptividade e conquistar um espaço, até como uma maneira de garantir a manutenção do forró”, acrescentou.

Esse lançamento não é a única coisa que o sanfoneiro está preparando. O São João deste ano será marcado pela segunda edição do projeto Forró do Imperador. “No ano passado eu fiz a primeira edição do Forró do Imperador, esse ano eu vou fazer de novo. Essa é uma oportunidade que eu tenho de levar o show e a música que eu estou lançando para um evento em Salvador”, garantiu.

Apesar de não poder confirmar ainda, tudo indica que o sul do estado também vai poder curtir o som da sanfona de Júlio. “Tem algumas coisas para acontecer na região de Jequié, na região da Chapada Diamantina. A gente também faz o palco principal do Pelourinho há bastante tempo, acredito que esse ano estaremos de novo. Também acredito que faremos algumas coisas no sul da Bahia”, revelou.

Imagem ilustrativa da imagem Sanfoneiro Júlio César começa preparativos para o São João
Foto: Denisse Salazar/Ag. A Tarde

Levando forró para terra natal

O forró é um gênero com uma forte presença no interior do estado. Nascido no município de Alagoinhas, Júlio César conta que ainda não acredita que ele se tornou uma referência artística em sua terra natal. A ficha só caiu quando ele visitou Maragogipe, cidade natal da família de sua mãe. “Eu não tenho nem a dimensão disso, porque a gente fica envolvido com as demandas que exigem da gente e acaba não se dando conta. Essa semana eu estive em Maragogipe e pude perceber o quanto as pessoas me tem como uma pessoa de referência”, pontuou.

O São João é um período em que muitas pessoas aproveitam para visitar suas famílias que moram no interior. O sanfoneiro explica que, desde que virou músico, sua programação para esse período agora é outra. “Quando a gente se dá conta que nossa função no São João não é curtir, mas fazer a festa, isso muda nossa percepção. Eu sinto falta de antes da minha vida profissional, quando a gente podia arrumar a bagagem para ir para o interior”, afirmou.

Para o Sanju deste ano, o cantor vai poder vivenciar uma experiência mais do que especial. Essa será a primeira vez que ele vai se apresentar em Alagoinhas. “Como eu nunca toquei lá, toda vez que eu ia visitar a cidade, as pessoas nunca tinham visto meu show. Essa vai ser a primeira oportunidade que eu vou ter de mostrar meu show para meus amigos de infância, meus primos, meus tios”, revelou.

Projetos para depois do Sanju

As atividades do Imperador do Forró vão durar o ano inteiro. Após o período junino, seus planos é de dedicar um tempo para o desenvolvimento de algumas canções e se planejar para o Carnaval. “No segundo semestre eu quero gravar clipes, canções novas e finalizar algumas músicas. Vou dedicar esse período para a produção audiovisual e musical, para quando chegar o Carnaval estar tudo pronto, não ter correria”, detalhou.

O artista também está planejando um novo projeto inédito em sua carreira. O músico revelou o desejo de fazer um show com covers de canções de outros estilos musicais. “Eu tenho vontade de fazer uma coisa que não dá para fazer no São João, que é tocar outros artistas de outros estilos na sanfona. Tenho vontade de fazer um show tocando Skank, Gilberto Gil, Paralamas do Sucesso. Tudo isso com a sanfona, com outro formato, que é uma coisa que eu gosto de fazer”, disse.

Júlio pontua que até o fim deste ano vai revelar mais novidades e que o projeto deve ser lançado no verão. Apesar de nunca ter feito uma apresentação nessa pegada, o cantor garante já ter uma certa familiaridade com esse formato. “Já fiz muito isso informalmente, em uma roda de amigos. Se você for parar para escutar, essas músicas tem uma estrutura e um pé no baião de Luiz Gonzaga”, pontuou.

exclamção leia também