Com o intuito de melhorar o atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), entregou, na manhã da última quarta-feira (6), na sede do órgão, seis rádios comunicadores para as equipes que atendem no município. O objetivo é otimizar o tempo de espera nas chamadas de ocorrências. O rádio comunicador vai interligar a Central da Samu com as viaturas em circuito de atendimento.
O secretário da Saúde, Augusto César, explicou que a mudança ocorreu para melhor atender as ocorrências. Segundo ele, em determinados locais o sinal de celular falha e isso ocasiona na morosidade de atender ao chamado.
“É importante a entrega do rádio comunicador, porque vamos dar celeridade no atendimento aos pacientes. Uma coisa é atender pelo celular, pois precisa de internet, conseguimos falar. Mas, quando não tem rede, aí temos dificuldade. Com o rádio comunicador é diferente. É um sistema integrado entre as ambulâncias e a Central automaticamente vamos ter mais celeridade", explicou.
César explicou como vai funcionar a conexão entre Central e ambulâncias. “Em caso de ocorrência em um lado da cidade e chamado para ocorrência em outro lado, com o rádio comunicador, é feita a ligação direta com duas, três ambulâncias. Vai ser mais cômodo para os guerreiros e guerreiras do Samu, quem está pronto na base. O governo da prefeita Moema Gramacho entende o quanto é importante a aquisição dos equipamentos. Foram entregues seis e vamos aumentar cada vez mais. Assim estamos atendendo a população com mais rapidez e salvando vidas, o que é mais importante”, completou o secretário.
Para o coordenador médico do Samu, Edberig Almeida, quem ganha com a entrega dos rádios comunicadores é a população. “É um grande ganho para o município, para o serviço, pois a comunicação será por rádio operação. Temos a ciência que em algumas áreas a gente tem uma falha de sinal de celular, temos uma dificuldade de comunicação. Então, com o comunicador o contato será bem melhor. É só apertar um botão e vamos poder se comunicar com a central e com outras equipes. Isso facilita. É um ganho importante, melhora o tempo resposta, já que o método tecnológico traz um avanço e vai ser, com certeza, um elemento de ajuda no salvamento de vidas”, avaliou.