A escolha da profissão pode ser difícil para muitas pessoas, mas quando se tem uma motivação forte, tudo acaba valendo a pena. Como a sargento bombeiro Silvia Paula, 48, que ajudou a salvar a vida de uma bebê de dois meses que estava engasgada, em Juazeiro, no norte da Bahia, na última segunda-feira (4).
“Recebemos a ligação de uma mãe muito aflita pedindo socorro para sua filha, bebezinha de aproximadamente dois meses de idade que estava engasgada sem respirar, e de imediato foi orientada realizar manobras de desobstrução. Mesmo muito aflita ela conseguiu seguir os passos e a bebezinha voltou a respirar e chorar em seguida. Graças a Deus”, relembrou a sargento.
A sargento é natural e mora em Petrolina-PE, que fica do ladinho da cidade baiana. Durante o processo de entrada no Corpo de Bombeiros de Juazeiro, além de se esforçar muito, Silvia ressalta que contou com o apoio do pai e das irmãs Freire e Sylvania, que também são colegas de profissão. "Vidas alheias, riquezas, salvar, é o lema que levamos sempre em nossos corações. Elas foram e são meu apoio", afirmou com carinho.
O desejo de poder ajudar fez Silvia desejar entrar na corporação. Ela destaca que nesses 25 anos já passou por diversas situações, incluindo as mais difíceis e conta que algumas experienciais não saem da cabeça. “Acidente com vítimas presas em ferragens, que envolvem crianças, idosos... Não é fácil, assim como também ocorrências de desobstrução de vias área de bebê (engasgo), precisamos ser rápidos e preciso nas orientações, faz toda a diferença até chegada da ambulância, equipe no local".
Quebrando barreiras
Outra questão é o enfretamento contra o preconceito, em uma área atrelada ao domínio masculino. “A cada dia conquistamos nosso espaço com profissionalismo, e sabedoria, mas creio que todas já passaram ou estão passando, infelizmente ainda é realidade. O desrespeito, o assédio, a cultura de que somos limitadas a algumas situações,” desabafa.
Mas, apesar disso, a oportunidade de salvar vidas, atender alguém e saber que deu certo, faz Silvia ter a sensação de missão cumprida.
Nesta semana da Mulher, Silvia deseja que todas as 'minas' possam ser abençoadas e respeitadas. ”Que Deus abençoe a todas as mulheres com sabedoria, com unção da coragem e com o dom do amor, que sejamos reconhecidas no nosso espaço e respeitadas!”
A Sargento Silva Paula atualmente faz parte do CICOM- Centro Integrado de Comunicação, em Juazeiro, onde diariamente ajuda a salvar vidas.