
Salvador vai entrar de vez na era digital da saúde. A capital baiana foi escolhida pelo Ministério da Saúde para receber uma das novas UTIs Inteligentes da Rede Nacional de Alta Precisão do SUS.
Leia Também:
A unidade será instalada no Hospital Geral Roberto Santos e vai operar com tecnologia pesada: monitoramento digital 24h, integração de sistemas, apoio à tomada de decisão e previsão de agravamentos. O objetivo é acelerar diagnósticos, melhorar atendimentos e reduzir filas.
Além de Salvador, outras 13 UTIs modernizadas serão distribuídas pelo país, todas conectadas a uma central nacional de pesquisa e inovação.
O ministro Alexandre Padilha comemorou o avanço. “Estamos entrando em uma nova era de inovação do SUS”, disse.
O projeto faz parte do programa Agora Tem Especialistas e promete reduzir em até cinco vezes o tempo de espera em emergências. A expectativa é que os primeiros serviços da rede comecem a funcionar em 2026.
A iniciativa também se conecta ao futuro primeiro hospital inteligente do Brasil, que será construído em São Paulo com investimento de R$ 1,7 bilhão, via Banco dos BRICS. A ideia é levar inteligência artificial, telemedicina, ambulâncias 5G e até cirurgias robóticas para o dia a dia do SUS.
