25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Pela fé e pelo respeito! - 14/11/2022, 17:56 - Cássio Moreira

Salvador: Terreiros realizam caminhada contra a intolerância religiosa

Comunidades do Engenho Velho da Federação fazem a 18ª edição da Caminhada pelo Fim da Violência e Intolerância Religiosa, nesta terça-feira (15)

Caminhada terá sua 18ª edição
Caminhada terá sua 18ª edição |  Foto: Divulgação / Assessoria

Comunidades e terreiros de religiões de matriz africana do Engenho Velho da Federação realizam, nesta quarta-feira (15), feriado da Proclamação da República, a 18ª edição da Caminhada pelo Fim da Violência e Contra a Intolerância Religiosa.

O evento deste ano homenageará Telinha de Yemanjá, que morreu em julho, aos 96 anos. Líder espiritual do Terreiro do Cobre, além de organizadora da caminhada, Mãe Valnizia Bianch descreveu Telinha como um exemplo de ser humano e comprometimento com a religião.

“Telinha era exemplo como ser humano e no comprometimento com a nossa religião. Com 96 anos, ela participava ativamente de todas as atividades do Terreiro do Cobre – sendo referência aos mais jovens– e de movimentos do povo de santo como essa caminhada. Quando pensei em criar esse movimento, ela foi comigo em todos os terreiros do nosso bairro para mobilizar as pessoas”, disse Mãe Valnizia.

A caminhada, que acontece desde 2004, teve início após os ataques de pessoas de outras religiões aos terreiros da região. Este ano, o ato começará às 14h, no final de linha do Engenho Velho da Federação, onde fica o busto de Mãe Ruinhó.

exclamção leia também