Já sabe onde colocou o guarda-chuva? A sexta-feira (18) em Salvador foi de chuva durante a manhã e primeiras horas da tarde. A previsão de céu nublado ou parcialmente nublado se confirmou, e diversos pontos da capital baiana registraram o toró. A previsão para o fim de semana é de tempo instável, com céu nublado, 70% de chances de chuva fraca ou moderada.
O boletim emitido pela Defesa Civil de Salvador (Codesal), na manhã desta sexta (18), também minimizou o risco de deslizamento de terra nas áreas de risco no fim de semana. Até às 15h08, o boletim do órgão municipal havia registrado 13 ocorrências, com cinco ameaças de desabamento, duas ameaças de deslizamento de terra, uma avaliação de área, um desabamento parcial, um deslizamento de terra e três orientações técnicas. A área da cidade com o maior número de solitações foi Centro/Brotas.
Ao portal Massa!, o diretor da Codesal, Sosthenes Macedo reforçou que em qualquer situação que apresente risco, a população deve entrar em contato com o órgão pelo 199 e solicitar a visita de um técnico, que fará a avaliação.
"Sempre que houver qualquer perspectiva de risco, a população deve se afastar dessa condição risco, ligar para o 199 e aguardar a chegada de um técnico da Codesal, seja engenheiro ou arquiteto, para que seja realizada vistoria e aponte os caminhos", disse o diretor, que também minimizou, neste momento, o risco de deslizamentos de terra.
"A possibilidade de deslizamento de terra ainda não se efetiva, mas se o solo vier se enxarcar com essas pancadas de chuva que a gente vem observando nos últimos dias, as pessoas nessa observância de possíveis escorregamentos de terra ou mesmo problemas edificações, como rachaduras e fissuras, fazem contato com a Codesal e a Codesal dá a orientação dos caminhos fazendo a vistoria devida", explicou o Sosthenes.