O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) vai promover a 2ª edição do mutirão gratuito de reconhecimento de paternidade, intitulado como “Corrente do Amor”, em Salvador. A ação acontece na próxima segunda-feira (14), no Fórum das Famílias, no Campo da Pólvora, das 8h às 14h.
Leia mais:
De Liz aos Irmãos BaVi: veja crianças baianas que fazem sucesso na web
Mega-Sena não tem ganhadores e prêmio acumula em R$ 35 milhões
Efeitos da Olimpíada: aulas gratuitas de ginástica crescem na Bahia
Além disso, o TJ-BA também vai realizar uma Oficina de Parentalidade, que tem como objetivo fortalecer os laços familiares a partir da abordagem de temas essenciais para a construção de vínculos saudáveis entre pais e filhos. A iniciativa está alinhada com a Lei nº 14.826, de 20 de março de 2024.
Segundo a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais, apenas em 2024, o Brasil emitiu mais de 91 mil certidões de nascimento sem a identificação paterna, apenas com o nome da mãe. Esses dados mostram o quanto essas ações são necessárias para contribuir na redução do número de casos.
A iniciativa é realizada pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC), que tem como coordenadora a juíza Lídia Izabella Gonçalves de Carvalho Lopes, e conta com a colaboração da Juíza Newcy Mary da Paixão Cunha, Coordenadora do CEJUSC de mediação de família de Salvador.