29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

União Norte e Nordeste - 04/09/2023, 19:34 - Dara Medeiros- Atualizado em 04/09/2023, 20:32

Salvador recebe Congresso de Secretarias Municipais de Saúde

O evento começou nesta segunda (4) e vai até quarta-feira (6)

O congresso está sendo realizado no Centro de Convernções
O congresso está sendo realizado no Centro de Convernções |  Foto: Dara Medeiros/Portal MASSA!

A 9ª edição do Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde começou na manhã desta segunda-feira (4), no Centro de Convenções, em Salvador. O evento é considerado um dos maiores do país e reúne gestores e trabalhadores da área em três dias de palestras, oficinas, plenárias, exposições e até shows musicais.

A abertura oficial do congresso acontece nesta segunda, a partir das 19h. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, o Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e a da Saúde da Bahia, Roberta Santana, estarão no local. A programação completa para terça (5) e quarta-feira (6) está disponível no site oficial do evento.

O tema deste ano é “As especificidades do Norte e Nordeste na Regionalização do SUS” e todos os espaços mostram um pouco da cultura de cada estado ou cidade representada. Os profissionais expõem desde medicações e inovações da área da saúde até a culinária regional nos estandes.

Uma mistura massa!

Lu Paiva é do Piauí e mostrou para os visitantes as comidas e bebidas mais tradicionais do estado. “A gente sempre traz as iguarias do nosso estado para oferecer para os congressistas. A gente traz manga desidratada, cachacinha, que é o nosso carro chefe, cajuína, para todos os nossos visitantes e é um sucesso”, disse ela ao Portal MASSA!.

Lu Paiva mostrou os pratos típicos do Piauí
Lu Paiva mostrou os pratos típicos do Piauí | Foto: Dara Medeiros/Portal MASSA!

A profissional também contou que os estandes servem de ponto de apoio para os gestores dos municípios que vieram para Salvador. Para ela, o congresso é uma grande oportunidade de mostrar o trabalho que eles têm realizado: “Aproveitamos para mostrar o que a gente tem de melhor”.

Haywã Pataxó, também conhecido como Rony Pataxó, é professor em Porto Seguro e trouxe para o evento sua experiência de vida e estudos. “Vou falar um pouco da saúde indígena, da educação, representando nosso modo de vida, nossa tradição, cultura e costumes”, explicou.

Porto Seguro apostou na medicina indígena
Porto Seguro apostou na medicina indígena | Foto: Dara Medeiros/Portal MASSA!

Rony Pataxó também destacou que a educação e a saúde precisam estar unidas: “Estamos aqui representando o nosso município, falando da importância da saúde e da educação, que também é paralela à saúde, e a gente trabalha juntos.”

Valéria Lima veio representando as Secretarias de Saúde do Acre, que tem 22 municípios, e compartilhou das iguarias do norte do país, que em sua maioria são derivadas da macaxeira, como o beiju, a própria farinha de tapioca e biscoito de goma. “Trouxemos o que há de melhor do Acre”, anunciou.

Os expositores do Acre falaram sobre a versatilidade da macaxeira
Os expositores do Acre falaram sobre a versatilidade da macaxeira | Foto: Dara Medeiros/Portal MASSA!

Vacina para todos

Em meio ao congresso, um stand de vacinação foi montado. Segundo Ilana Lima Andrade, enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, é extremamente importante falar sobre as vacinas em um período em que muitas pessoas passaram a abandonar o calendário de vacinação indicado pelo Ministério da Saúde.

A enfermeira analisou que essa queda ocorreu especialmente entre crianças e adolescentes de 0 a 15 anos de idade em todo o Brasil e que as campanhas de vacinação estão voltando com força. “A gente teve uma queda na cobertura vacinal e estamos com um programa nacional de imunização”, explicou.

O evento possuiu um ponto de vacinação
O evento possuiu um ponto de vacinação | Foto: Dara Medeiros/Portal MASSA!

Apesar do público majoritário do evento ser da área da saúde e, consequentemente, ter consciência da importância da imunização, outros visitantes passam pelo local e a Secretaria está fazendo a sua parte.

Quem veio, aprovou!

Jeandro Paiva, Secretário de Saúde do Município de Cachoeirinha, no Tocantins, comentou com o Portal MASSA! sobre a sua primeira vez participando de um congresso em Salvador. “Tá sendo ótimo, muito aprendizado. Tá bacana o evento!”, falou.

Jeandro Paiva é Secretário de Saúde de um município de Tocantins
Jeandro Paiva é Secretário de Saúde de um município de Tocantins | Foto: Dara Medeiros/Portal MASSA!

Já a Secretária de Saúde de Miguel Calmon, Tarcilia Rocha, contou que participou de algumas das edições do Congresso e não abre mão de tanto aprendizado. “Acredito que até quarta-feira a gente vai ganhar muito conhecimento”, disse ela.

A Secretária de Saúde de Miguel Calmon esteve no congresso
A Secretária de Saúde de Miguel Calmon esteve no congresso | Foto: Dara Medeiros/Portal MASSA!

Tarcilia participou de um stand interativo e adorou conferir as inovações da área de pertinho: “Eu achei sensacional. Eu achei que é uma tecnologia muito boa onde a gente pode ver vários sinais vitais. Achei interessante”.

exclamção leia também