A 9ª edição do Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde começou na manhã desta segunda-feira (4), no Centro de Convenções, em Salvador. O evento é considerado um dos maiores do país e reúne gestores e trabalhadores da área em três dias de palestras, oficinas, plenárias, exposições e até shows musicais.
A abertura oficial do congresso acontece nesta segunda, a partir das 19h. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, o Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e a da Saúde da Bahia, Roberta Santana, estarão no local. A programação completa para terça (5) e quarta-feira (6) está disponível no site oficial do evento.
O tema deste ano é “As especificidades do Norte e Nordeste na Regionalização do SUS” e todos os espaços mostram um pouco da cultura de cada estado ou cidade representada. Os profissionais expõem desde medicações e inovações da área da saúde até a culinária regional nos estandes.
Uma mistura massa!
Lu Paiva é do Piauí e mostrou para os visitantes as comidas e bebidas mais tradicionais do estado. “A gente sempre traz as iguarias do nosso estado para oferecer para os congressistas. A gente traz manga desidratada, cachacinha, que é o nosso carro chefe, cajuína, para todos os nossos visitantes e é um sucesso”, disse ela ao Portal MASSA!.
A profissional também contou que os estandes servem de ponto de apoio para os gestores dos municípios que vieram para Salvador. Para ela, o congresso é uma grande oportunidade de mostrar o trabalho que eles têm realizado: “Aproveitamos para mostrar o que a gente tem de melhor”.
Haywã Pataxó, também conhecido como Rony Pataxó, é professor em Porto Seguro e trouxe para o evento sua experiência de vida e estudos. “Vou falar um pouco da saúde indígena, da educação, representando nosso modo de vida, nossa tradição, cultura e costumes”, explicou.
Rony Pataxó também destacou que a educação e a saúde precisam estar unidas: “Estamos aqui representando o nosso município, falando da importância da saúde e da educação, que também é paralela à saúde, e a gente trabalha juntos.”
Valéria Lima veio representando as Secretarias de Saúde do Acre, que tem 22 municípios, e compartilhou das iguarias do norte do país, que em sua maioria são derivadas da macaxeira, como o beiju, a própria farinha de tapioca e biscoito de goma. “Trouxemos o que há de melhor do Acre”, anunciou.
Vacina para todos
Em meio ao congresso, um stand de vacinação foi montado. Segundo Ilana Lima Andrade, enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, é extremamente importante falar sobre as vacinas em um período em que muitas pessoas passaram a abandonar o calendário de vacinação indicado pelo Ministério da Saúde.
A enfermeira analisou que essa queda ocorreu especialmente entre crianças e adolescentes de 0 a 15 anos de idade em todo o Brasil e que as campanhas de vacinação estão voltando com força. “A gente teve uma queda na cobertura vacinal e estamos com um programa nacional de imunização”, explicou.
Apesar do público majoritário do evento ser da área da saúde e, consequentemente, ter consciência da importância da imunização, outros visitantes passam pelo local e a Secretaria está fazendo a sua parte.
Quem veio, aprovou!
Jeandro Paiva, Secretário de Saúde do Município de Cachoeirinha, no Tocantins, comentou com o Portal MASSA! sobre a sua primeira vez participando de um congresso em Salvador. “Tá sendo ótimo, muito aprendizado. Tá bacana o evento!”, falou.
Já a Secretária de Saúde de Miguel Calmon, Tarcilia Rocha, contou que participou de algumas das edições do Congresso e não abre mão de tanto aprendizado. “Acredito que até quarta-feira a gente vai ganhar muito conhecimento”, disse ela.
Tarcilia participou de um stand interativo e adorou conferir as inovações da área de pertinho: “Eu achei sensacional. Eu achei que é uma tecnologia muito boa onde a gente pode ver vários sinais vitais. Achei interessante”.