30º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Beleza Negra - 24/11/2023, 06:40 - Amanda Souza

Salvador recebe 1° Congresso Brasileiro de Saúde e Beleza Negra

O evento segue até sábado (25) no Centro de Convenções do Centro Médico Mater Dei Salvador

O evento segue até sábado no Centro de Convenções do Centro Médico Mater Dei Salvador
O evento segue até sábado no Centro de Convenções do Centro Médico Mater Dei Salvador |  Foto: Amanda Souza/ Ag A Tarde

Salvador está sediando o 1º Congresso Brasileiro de Saúde e Beleza Negra. O evento, que começou nessa quinta-feira (23), está acontecendo no Centro de Convenções do Centro Médico Mater Dei Salvador e vai até sábado (25).

A iniciativa é de Tatiana Novais, médica baiana e primeira cirurgiã plástica negra do Brasil. Ela defende que é preciso que os profissionais de saúde das mais diversas áreas estejam capacitados para atender ao público negro, suas demandas e suas especificidades.

“É muito bom ver as demandas da população negra sendo ouvidas, reconhecidas, estudadas e principalmente atendidas”, explicou a médica. “São diferenças pontuais que essa população apresenta de demandas clínicas das mais diversas áreas de saúde”, completou.

Imagem ilustrativa da imagem Salvador recebe 1° Congresso Brasileiro de Saúde e Beleza Negra
Foto: Amanda Souza/ Ag A Tarde

Para exemplificar, Tatiana trouxe um dado importante: no que se refere ao câncer de mama, a mulher negra sofre com a doença de forma mais agressiva e a descoberta costuma ser tardia. “Isso precisa ser levado em consideração na de atender essas pessoas”, disse.

Rúbia Mercês, diretora-geral da Rede Mater Dei Hub Bahia, destacou que sediar o evento dialoga com os valores da rede, que está instalada em Salvador desde 2022 e se preocupa com as demandas locais. “Temos muitos eventos dentro da rede trazendo essa troca com o nosso corpo clínico para atender a nossa comunidade”, disse. “Já temos também um centro de pesquisa em Salvador, o que é ótimo porque teremos estatísticas locais”.

PROGRAMAÇÃO

O evento é aberto e tem como público-alvo profissionais e pesquisadores das áreas de saúde e beleza como médicos, enfermeiros, esteticistas, tatuadores etc. Na quinta-feira (23), foram abordados temas como a importância do letramento racial para as próximas décadas e representatividade negra nos cursos de medicina.

A programação de hoje tem tratamento de melasma na população negra, a política nacional de saúde integral da população negra e o impacto do racismo na infância. Já no sábado, último dia de congresso, vai rolar homenagem a grandes médicos negros e mais palestras dentro da temática.

exclamção leia também