28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Projeto sendo analisado - 19/07/2023, 12:34 - Daniel Genonadio e Eduardo Dias

Salvador pode ter teleférico pra ligar Suburbana à Estação do Metrô

Medida pode atingir bairros como Terezinha, Rio Sena e Ilha Amarela

Estação Campinas de Pirajá foi recém-inaugurada
Estação Campinas de Pirajá foi recém-inaugurada |  Foto: Manu Dias / GOVBA

A Prefeitura de Salvador estuda criar um teleférico com saída em bairros da região da Avenida Suburbana, com destino para a Estação Campinas de Pirajá, do metrô. O objetivo é oferecer um modal alternativo para a população da região, que hoje só consegue se locomover através de veículos sob pneus.

A informação foi divulgada pelo prefeito Bruno Reis (União), em entrevista ao Isso é Bahia, da rádio A TARDE FM, desta quarta-feira (19). De acordo com o gestor municipal, ainda está sendo realizado um estudo de viabilidade técnica do projeto e viabilização de recursos.

Leia também:

Prefeitura de Salvador vai emendar Iemanjá com Carnaval em 2024

"Quero ser reconhecido como o prefeito da educação", afirma Bruno Reis

"Ele atende a parte de cima do Subúrbio, Ilha Amarela, Santa Terezinha, Rio Sena. É um teleférico. Estamos estudando para levar os passageiros para a estação de Campinas e trazer mais passageiros para o sistema. Ajuda a prefeitura e o governo a fechar a conta, além de oferecer um transporte público melhor para as pessoas", disse, lembrando que o governo do estado enfrenta problemas ao realizar aportes do metrô.

"Se a prefeitura tem um problema (com o transporte público), o Estado tem um igual ou maior. Quando o Estado fez a concessão estabeleceu que ali iriam passar 580 mil passageiros, os que não passassem, o Estado iria pagar. Essa conta no ano passado foi de R$ 436 milhões só em passageiros não transportados. O metrô, ao longo dos tempos, vai custar aos cofres públicos mais de R$ 20 bilhões. O metrô mais caro do mundo. É um problema nosso com os transporte por pneus, mas é também do Estado com o metrô. Não há outra solução senão trazer mais passageiros para o sistema", declarou.

Bruno Reis ainda cutucou o governo estadual pela retirada dos trens do Subúrbio para a construção do VLT. O gestor disse ter reforçado a quantidade de ônibus em circulação nos bairros da região para melhor atender a população. “Sem querer entrar em polêmica, mas já são dois anos que os trilhos foram retirados e a obra não tem sequer perspectiva de quando vai começar e se vai começar. Inclusive, o contrato está em discussão de sua validade ou não. Para compensar a retirada dos trens, nós fortalecemos o Subúrbio com mais ônibus", afirmou.

exclamção leia também