
A cidade de Salvador pode estar perto de sediar um grande evento cultural. Trata-se do 'Encontro Baiano de Capoeira: Cultura, Valorização e Resistência', idealizado pelo grupo União dos Grupos de Capoeira (UGC) da Bahia, ainda em fase de projeto, mas que busca fortalecer esse movimento como patrimônio cultural e profissional.
O inciativa já foi apresentada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA) e, de acordo com Luís Nogueira, idealizador do UGC, a expectativa é que, se aprovado, o evento mobilize centenas de pessoas.
“A intenção dessa entidade é, justamente, fazer essa integração entre grupos de capoeira. Nós promovemos uma grande roda no início de janeiro com cerca de 600 capoeiristas. Agora, estamos em busca da construção do projeto que entregamos à Secult, que é a criação de um festival de capoeira que se chama o Conto Baiano de Capoeiristas, previsto para ser realizado em outubro. A nossa intenção é levar, durante os dois dias de evento, cerca de 1.500 capoeiristas, além dos adeptos. As pessoas que forem conferir vão assistir a alguns espetáculos de capoeira como maculelê, oficinas de berimbau, palestra dos antigos mestres antigos”, contou.
Ainda de acordo com Luís, o festival vai atender a vários públicos. “Vai ocorrer, também, a questão de um uma atividade para mulheres na capoeira, promovendo a valorização delas, além de projetos de para idosos acima de 65 anos. Haverá a entrega do primeiro troféu Besouro, que é um troféu popular da capoeira e que vai ser votado por capoeiristas para que seja dado a alguém”, completou.

MAM pode sediar encontro
O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), espaço simbólico da cultura baiana, situado às margens da Baía de Todos-os-Santos, foi o local escolhido para sediar o festival, caso saia do papel. "A proposta é reunir capoeiristas de todas as regiões do estado, promovendo rodas, oficinas, apresentações culturais e a primeira edição do Prêmio Besouro, que irá homenagear personalidades que se destacam na preservação e valorização da capoeira", completou Nogueira.
Segundo ele, ao final da reunião com a Secult, ficou acordada a criação de um grupo de trabalho envolvendo representantes da Secult BA, do Ipac e da UGCapoeira.