
A recuperação, conservação e restauração de imóveis históricos de Salvador integra a proposta da Escola de Ofícios Tradicionais da capital baiana, localizada na Casa das Sete Mortes, na Rua do Passo, no Pelourinho, inaugurada nesta quarta-feira (9). De modo geral, a iniciativa contempla a formação gratuita de mão de obra especializada nessas áreas.
Inicialmente, a turma inaugural terá 30 alunos no curso de pintura tradicional com pigmentos naturais. As aulas estão previstas para começarem na próxima terça-feira (15) e seguem até 17 de dezembro. Até o momento, a formação não cobra experiência prévia na área.
Nesse sentido, pessoas com 18 anos ou mais que saibam ler e escrever podem ser contempladas pelo programa. Existe a preferência por moradores do Centro Histórico, porém o público de outras regiões de Salvador pode se candidatar. Apesar das inscrições para a primeira turma já se encerrarem, há uma lista de espera para possíveis desistentes.
“A gente já tinha desenvolvido alguns projetos na Rua do Corpo Santo, ali na Conceição da Praia, e agora na Barroquinha, de restauro e recuperação dos casarões. Com o intuito de acelerar essas obras e preparar mão de obra especializada para atender ao restauro desses imóveis, é que estamos implantando essa escola”, afirmou o prefeito Bruno Reis.
Leia Também:
Os alunos formados na iniciativa também podem ser aproveitados nas próprias intervenções de restauração da capital baiana.
Cursos dos próximos semestres
Formações como alvenaria, argamassas, carpintaria e ferraria podem ser agregadas nos próximos semestres. Em resumo, as novas turmas serão informadas por meio dos canais oficiais de comunicação da gestão municipal. O projeto tem ainda a pretensão de funcionar permanente.

