O governador Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou nesta segunda-feira (6), no Aeroporto Luís Eduardo Magalhães, a criação de três novas rotas aéreas no estado da Bahia, todas partindo de Salvador e operadas pela companhia Azul. Os novos trechos incluem os municípios de Guanambi, no sudoeste; Lençóis, na região da Chapada Diamantina; e Barreiras, no extremo oeste.
As aeronaves da Azul Linhas Aéreas, terão capacidade para 70 passageiros. Os voos para Barreiras serão diários, enquanto os voos para Guanambi serão realizados às segundas e sextas-feiras. Os com destino a Lençóis acontecerão às quintas-feiras e aos domingos.
Durante o anúncio, Jerônimo destacou a importância econômica e política dessas novas rotas para Salvador, reforçando o papel da capital baiana como centro de conexões.
Leia mais:
“Que a gente possa montar uma chapa forte”, diz Jerônimo sobre 2026
“Colocou na conta da população”, diz Tiago Ferreira sobre aumento da tarifa de ônibus
"Nesses três casos aqui hoje, nós temos um voo diário para Barreiras. Então, o Oeste vai poder ir e vir diariamente para Salvador. Outro é o voo de Guanambi, que tem uma demanda muito grande. Os voos que nós temos lá são para Minas Gerais, não são para Salvador, mas agora está garantido duas vezes por semana. [...] Essa distância, às vezes, tira o fluxo de Salvador. A pessoa prefere entrar em Barreiras e ir para Goiás. Então, nós estamos trazendo a possibilidade de que Salvador seja, de fato, o centro de diálogo. A Bahia não perca o foco da capital baiana de receber os barreirenses e o povo do Oeste”, destacou o governador.
O CEO do Salvador Bahia Airport, Julio Ribas, celebrou as novas conexões e ressaltou as particularidades de cada destino. Segundo ele, Barreiras se destaca como um forte polo econômico devido à agropecuária, a Chapada Diamantina tende a atrair ainda mais turistas com essa nova facilidade de acesso aéreo, e Guanambi desponta como um importante polo energético.
“Teremos três novos destinos, um deles extremamente importante do ponto de vista econômico, que é Barreiras, né? O agronegócio é uma potência e havia uma queixa legítima sobre a falta de conexão com esse núcleo do agronegócio. A Chapada Diamantina, uma das joias da coroa do turismo baiano [...] e Guanambi, que é potencial energético”, afirmou Ribas.
Cesar Grandolfo, diretor de Relações Institucionais da Azul, destacou que a iniciativa busca aproximar ainda mais o povo baiano. "A partir dos voos de hoje, a Azul conecta seis cidades do interior com a capital. Essas três cidades que hoje nós inauguramos já eram atendidas por Confins, mas, em conversas com o governo da Bahia, percebemos a necessidade de oferecer uma conexão direta para Salvador. Essa iniciativa permite que o próprio baiano tenha mais opções de transporte dentro do estado", explicou Grandolfo.
O prefeito de Guanambi, Nal Azevedo (Avante), também celebrou a novidade, classificando a nova linha aérea como um “presente” do governador.
"Hoje é um dia de muita felicidade por estar recebendo esse presente. Guanambi é uma cidade que cresce muito, com potencial em educação, comércio, saúde e turismo. Essa nova linha aérea é importante não só para a economia local, mas também para atrair investidores e valorizar ainda mais a região", avaliou Azevedo.