Salvador é tão receptiva que já entrou no clima para a turnê "AmarELO", de Emicida, que acontece neste sábado (11), e decidiu ficar completamente amarela nesta sexta-feira (10).
Não entendeu? Calma que o Grupo A TARDE te explica. A parte da homenagem é brincadeira, mas a capital baiana realmente ficou em tom amarelado em vários pontos da cidade, chamando rapidamente a atenção das pessoas.
Não demorou muito para o assunto se tornar um dos mais comentados nas redes sociais. E, claro, comentários criativos não faltaram: "Botaram filtro de Breaking Bad em salvador"; "Tão gravando o novo filme de Duna em Salvador? Porque o céu tá amarelo"; "Esse céu amarelo do nada em Salvador está meio apocalíptico, Deus é mais", brincaram os soteropolitanos.
O que motivou?
Ainda não há uma explicação concreta do que pode ter causado essa luminosidade atípica. Segundo o meteorologista da Defesa Civil de Salvador, a mudança foi apenas consequência da presença de partículas em suspensão na atmosfera.
"A presença de partículas em suspensão na atmosfera, tais como poeiras, aerossóis, fumaça ou poluentes, pode afetar a cor do céu durante o pôr do sol. Estas partículas podem dispersar e filtrar a luz, o que pode intensificar os tons laranja e avermelhados do céu", explicou em nota enviada ao Grupo A TARDE.
No entanto, há quem acredite que seja reflexo da tempestade solar que vem se aproximando na terra na noite desta sexta-feira (10).
O Centro de Previsão do Clima Espacial da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) informou que uma enorme tempestade solar está se aproximando da Terra sobrecarregando as auroras e trazendo possíveis interrupções nos satélites e nas redes elétricas já na noite de sexta-feira, disseram autoridades americanas.
Segundo o NOAA, a nova tempestade, que deverá persistir durante o fim de semana, ocorre com o Sol se aproximando do pico de um ciclo de 11 anos que traz maior atividade.