Com financiamento de de 94 milhões de dólares aprovado pelo Banco Mundial, Salvador deve passar a contar com 100 novos ônibus elétricos em sua frota. Além disso, haverá novos terminais de recarga para esses veículos na cidade, informou, na sexta-feira (26), a prefeitura.
Nesta semana, representantes da instituição financeira internacional e da Secretaria de Mobilidade (Semob) se reunirão por três dias para discutir como será desenvolvido o projeto de eletrificação da frota de ônibus da capital baiana. Esta é a primeira missão do Banco Mundial, dentre uma série de outros encontros que ocorrerão com a administração municipal, após a aprovação do financiamento junto à Comissão de Financiamento Externo (Cofiex) do governo federal.
Leia mais:
Mais sete unidades do SAC vão passar a emitir nova carteira de identidade
Cidade baiana registra mais de 70 tremores de terra em um dia
Depois de todo burocracia, a expectativa é de que os entes assinem contrato para liberação do recurso no prazo de seis a oito meses. Com o investimento, a cidade contará com veículos que funcionam com energia limpa para incrementar o sistema BRT Salvador. Além disso, a ideia é construir um segundo eletroterminal em área pública da cidade, no Vale dos Barris - cujo projeto está em fase final de elaboração - e mais um terceiro em local a ser definido. A primeira estrutura do tipo foi construída ao lado da Estação Rodoviária.