Além do risco ficar com graves ferimentos, um acidente pode também ‘doer’ no bolso dos responsáveis. Em caso de batidas em postes, a substituição do equipamento pode chegar até a R$ 6.600. O valor é custeado pelo motorista causador da colisão.
Leia mais: Criança de 8 anos encosta em poste e morre eletrocudada na Bahia
Bandeira verde: veja dicas para economizar ainda mais energia no verão
Além disso, de acordo com a Neoenergia Coelba, os acidentes causam grandes transtornos ao sistema de fornecimento de energia. Além da quebra dos postes, as colisões podem provocar o rompimento de cabos, o que prejudica ainda mais a população, deixando a galera na escuridão.
A instalação de um novo poste e da nova fiação, quando necessária, é um serviço que dá dor de cabeça para os trabalhadores que vão executar.
Acidentes e prejuízos em 2024
Segundo dados da Neoenergia Coelba, foram registradas cerca de 1.389 ocorrências relacionadas a colisões de veículos em postes, na Bahia, em 2024.
O número é cerca de 20% superior quando comparado a 2023. Por causa das batidas, aproximadamente 820 mil pessoas tiveram o fornecimento de energia suspenso, por algum período, devido a estas situações.
Orientações de segurança
Dependendo da gravidade da ocorrência, os funcionários precisam também aguardar a realização dos trabalhos da perícia policial para poder então iniciar o reparo.
A principal orientação de segurança em casos de colisão é que, se cabos forem partidos e caírem sobre o automóvel, é importante que as pessoas permaneçam no interior do veículo, sem tocar nas partes metálicas, até o atendimento por parte das equipes da distribuidora.
As pessoas não devem se aproximar do local da colisão. Nestes casos, acione imediatamente a Neoenergia Coelba, por meio do teleatendimento gratuito 116, que a distribuidora irá enviar uma equipe ao local, de imediato, e adotar as medidas cabíveis. O Corpo de Bombeiros (193) também deve ser acionado.
Prevenção e conscientização
A maior prevenção, porém, vem da conscientização do motorista e na adoção da direção defensiva para evitar acidentes.
Seguir as leis e regras do trânsito, respeitar os limites de velocidade, atentar à sinalização e não ingerir bebida alcoólica ao dirigir são algumas das orientações dos principais órgãos especialistas em direção defensiva.